Comunicação inclusiva e dicas de 4 ferramentas que podem ajudar, na sua empresa.

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A comunicação inclusiva é essencial para manter o bom funcionamento de todas as operações de uma empresa. Sem ela, é impossível preservar a ordem no ambiente organizacional e evitar a necessidade de retrabalhos. Nesse sentido, investir em ferramentas de comunicação interna que também atendam à comunidade surda e cega, por exemplo, é indispensável para garantir a execução adequada dos processos.

Esse tipo de inclusão social dentro da empresa faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados. Com isso, há um aumento na produtividade e no engajamento profissional, o que refletirá diretamente na satisfação do seu consumidor final.

A seguir, listaremos as 4 principais ferramentas de comunicação interna que você precisa inserir no seu negócio, para melhorar a comunicação entre os setores da empresa.

Só não vale esquecer que o surdo usuário de Libras pode ter dificuldades com o português e necessitar que alguém interprete os textos para essa língua. A SignumWeb pode ser a parceira ideal para ajudar você nesse desafio de incluir a comunidade surda no ambiente de trabalho. Todo o material também tem de ser pensado para que cego escute ou leia impresso em braille. isso os tornará cada vez mais participativos nas decisões da empresa e fará com que se sintam valorizados pela organização. Acompanhe!

1. Newsletter

A newsletter funciona como se fosse uma revista da sua empresa, a qual traz informações relevantes e extremamente úteis para os seus colaboradores. Além disso, ela pode desempenhar um papel educativo e trabalhar a valorização dos seus funcionários.

Você pode elaborar newsletters semanais, com orientações específicas sobre os processos da sua empresa. Esse modelo de comunicação interna pode ser feito de maneira impressa ou on-line — quando as informações são enviadas para o e-mail de cada colaborador.

2. Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação interna muito eficiente. Com o plano premium, a solução permite a criação de canais específicos para que você possa se comunicar diretamente com diferentes equipes.

Por exemplo, você pode criar um canal de comunicação para falar apenas com o time de marketing. Tomadas as decisões, poderá repassar as informações necessárias para o time de vendas, de compras etc.

O Slack pode ser acessado de onde você estiver, uma vez que não necessita de instalação, podendo ser utilizado por qualquer navegador.

3. Rede social corporativa usada para ajudar na comunicação inclusiva

A rede social corporativa permite que a empresa desenvolva uma comunicação mais horizontal, fato que ajudar a aproximar diferentes setores do seu negócio. Por meio dessa ferramenta de comunicação interna, é possível melhorar o engajamento dos colaboradores, que conseguem aderir a esse canal com facilidade.

Além disso, permite a incorporação de vários tipos de mídia e disponibiliza chats para promover uma interação mais simples e direta entre os integrantes da organização.

4. Mural

Embora seja uma ferramenta de comunicação interna mais antiga, o mural não perdeu a sua eficiência, mesmo com a evolução das soluções tecnológicas do setor. Ele precisa ser fixado em locais de grande circulação, como refeitórios e corredores, para que os avisos e as orientações importantes fiquem visíveis a todos os colaboradores, inclusive à comunidade surda.

Como o mural é um material muito versátil, ele pode ser colocado em praticamente todos os ambientes da sua empresa.

Com as ferramentas de comunicação interna adequadas, o seu negócio consegue melhorar a produtividade dos seus colaboradores e, ao mesmo tempo, os resultados da empresa.

Se você tem ou pretende ter servidores surdos no seu quadro de RH Entre em contato com a Signum Web agora mesmo e saiba como ela pode ajudá-lo nessa missão de promover a comunicação inclusiva!

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