Qual a importância de ter uma boa política de comunicação na empresa?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Na era da diversidade e da inclusão social, desenvolver uma política de comunicação dentro das empresas está se tornando imprescindível. Para isso, é necessário quebrar barreiras no campo social, como o preconceito, e investir com objetivo de atender tanto o público interno quanto o externo.

Logo, as marcas precisam criar estratégias para que esses valores sejam praticados em todos os âmbitos. Por isso, é necessário adequar a comunicação empresarial à nova realidade. Desse modo, veja a seguir a relevância dessa transformação.

O que é uma política de comunicação?

A política de comunicação define as posturas, diretrizes, ações e estratégias que serão implementadas dentro das empresas, com a finalidade de ampliar a interação com o público-alvo e a opinião pública.

No entanto, na sua elaboração, é essencial a participação do público interno, dos gestores de comunicação e de áreas como gestão de pessoas, planejamento estratégico e tecnologia da informação. Ainda, é possível ter ou não um consultor externo.

Por que é importante estabelecer uma boa política de comunicação na empresa?

Diante das mudanças e da inserção da diversidade e inclusão social no mercado de trabalho, as empresas têm que implantar uma política de comunicação com objetivos específicos. Assim, com marketing, é possível traçar estratégias para explicar aos seus consumidores, por exemplo, que sua marca respeita e participa desse processo de diversidade social.

Isso é importante porque gera um impacto benéfico na produtividade, no investimento em novas tecnologias e no atendimento. Afinal, você atenderá diversos tipos de clientes.

Nesse cenário, é possível veicular um anúncio de uma família em que seus membros têm etnias e orientações sexuais distintas, assim como há filhos com deficiência auditiva. Desse modo, o público se identificará com a marca, que terá mais força perante a concorrência. Os negócios que se consideram modernos devem impreterivelmente atuar como inclusivos e serem agentes dessa evolução.

Como ter uma política de comunicação inclusiva?

Para atingir esse objetivo é preciso pensar na comunicação em todos os sentidos, pois seu público interno também terá profissionais com deficiência. Consequentemente, sua comunicação deverá lidar com as barreiras de acessibilidade para que todos possam dialogar.

Dessa forma, é por meio da empatia que as mensagens serão transmitidas. Nesse quesito, entra o endomarketing, que é um marketing institucional voltado para o público interno e que oferecerá a cada deficiente os instrumentos adequados à sua comunicação.

Exemplificando, os deficientes visuais são indicados a se comunicar por meio de um totem auditivo. Ainda, os documentos podem ser feitos em braile ou, dependendo do nível de visão, é possível usar letras grandes para que o colega compreenda a mensagem.

Já quanto aos surdos que conversam em libras, se a empresa tiver um funcionário fluente na língua de sinais pode se tornar um intérprete. Além disso podem utilizar a comunicação escrita para os surdos que dominam o português. Para os demais é perfeitamente possível conversar utilizando a intermediação de intérpretes de libras em plataformas de videoconferência.

O essencial é lembrar que é preciso criar um canal de comunicação, conforme a deficiência. Essa demonstração de respeito com os funcionários e consumidores deficientes deve estar centrada na política de comunicação.

Como a SignumWeb pode ajudar?

A tecnologia tem favorecido a comunicação entre as pessoas. Prova disso, é a plataforma web de videoconferência oferecida pela SignumWeb, que permite que as empresas conversem com seus colaboradores e clientes surdos por meio de um intérprete de libras. Essa tecnologia inovadora aproxima os relacionamentos, é inclusiva e promove a liberdade, a autonomia, a dignidade e a igualdade aos surdos.

Como vimos, o avanço da inclusão social está mudando a política de comunicação das empresas. Afinal, o público das organizações está se tornando cada vez mais diverso, e é preciso conversar com ele de diferentes maneiras.

Quer ampliar sua forma de comunicação? Entre em contato conosco, pois vamos mostrar as melhores alternativas!

Posts relacionados

Um comentário em “Qual a importância de ter uma boa política de comunicação na empresa?

Deixe um comentário