Criar uma política de acessibilidade para atender clientes surdos pode ser um grande desafio para os gestores empresariais. Mesmo assim, a ação é extremamente necessária para melhorar a comunicação das instituições com essa parcela da população.
De acordo com a lei de inclusão de pessoas com deficiência, no caso do surdo é fundamental oferecer acessibilidade comunicativa para que possam chegar até o local e se sentirem verdadeiramente acolhidos. Para isso, é preciso planejar alguns aspectos do ambiente e treinar a equipe de trabalho a fim de que ela atue em conformidade com a legislação.
Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue acompanhando, pois hoje vamos mostrar a você como criar uma política de acessibilidade para atender da melhor forma os seus clientes surdos. Confira a seguir!
Qual a importância de priorizar a inclusão de clientes surdos na empresa?
A acessibilidade comunicativa, de pessoas surdas nas empresas é, hoje, um dos passos fundamentais para que a organização atinja um diferencial de mercado não só para a comunidade surda, cerca de 10 milhões no Brasil segundo dados do IBGE 2010, como para seus familiares e simpatizantes da causa.
Assim sendo, a companhia pode fortalecer a sua imagem como empresa socialmente responsável, alcançar uma boa clientela e ainda evitar ser penalizada por não cumprir a lei de inclusão.
Nesse sentindo, é necessário que a gestão construa relações que permitam e incentivem a inclusão entre os colaboradores. Além de criar maior consciência na equipe de trabalho, também é possível identificar as principais barreiras e desafios e, com isso, aperfeiçoar o ambiente para que consiga atender, da melhor forma, as pessoas surdas que buscam pelos produtos e serviços da empresa.
Como elaborar uma política de acessibilidade para o cliente surdo?
O primeiro passo para elaborar uma política de acessibilidade comunicacional é trazer maior motivação e inovação para o ambiente corporativo. As organizações que adotam atitudes inclusivas demonstram empenho e contribuem para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária.
A seguir, confira algumas dicas para deixar a marca mais acessível à comunidade surda.
Avalie as necessidades da empresa quanto às questões de acessibilidade
O gestor deve avaliar, em um primeiro momento, quais são as maiores necessidades da empresa, entendendo se existem pontos que dificultam o acesso de pessoas com qualquer tipo de deficiência no local. Caso a resposta seja afirmativa, será preciso realizar adaptações e elaborar ações para minimizar o problema na organização.
Estabeleça os novos padrões de atendimento
Após identificar as necessidades, a gestão pode estabelecer novos padrões de atendimento para essas pessoas na empresa. Isso pode ser feito, por exemplo, incentivando alguns funcionários a se qualificarem em Libras. Esse passo é importante para minimizar a barreira na comunicação interpessoal.
Promova um programa de conscientização
Conscientizar os colaboradores a respeito do tema da inclusão é vital para alcançar um melhor atendimento às pessoas surdas. Estando bem informado e sensibilizado, o time conseguirá atuar com gentileza e cordialidade, contribuindo para a quebra de preconceitos e para o aumento do respeito no atendimento aos surdos.
Para que a política de acessibilidade na empresa seja uma referência, é fundamental que a equipe esteja bem capacitada para realizar o atendimento aos clientes surdos. Como vimos, incentivar os funcionários a aprenderem Libras, pode ser o primeiro passo para iniciar o projeto de inclusão na organização. No entanto, a língua, como qualquer outra, exige investimento de tempo para ser dominada de forma fluente o suficiente para que aconteça uma conversação adequada entre surdos e ouvintes. Portanto, paralelo a isso seria interessante se inteirar sobre as soluções que existem no mercado.
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Boa noite!
Nunca tinha visto algo tão parecido com um projeto que venho fazendo, e essa matéria me deixou muito curiosa.
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