Conheça as tecnologias auditivas que melhoram a vida das pessoas surdas

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Existem diversas tecnologias auditivas que ajudam as pessoas com perda de audição e melhoram a qualidade de vida da sociedade. Isso porque a condição afeta diretamente a rotina de milhares de indivíduos, impactando sobretudo a comunicação com os ouvintes.

Atualmente, contando com conectividade e diferentes formatos, os aparelhos auditivos podem ser coloridos e aliar moda com saúde e bem-estar. Com isso, os dispositivos ficaram ainda mais arrojados e mais bem- adaptados para atender às necessidades dos usuários.

Ficou interessado no assunto? Neste post, falaremos sobre as novas tecnologias auditivas que melhoram significativamente a vida das pessoas surdas. Confira a seguir!

Entenda como a tecnologia auxilia a rotina dos surdos

De forma geral, grande parte dos aparelhos auditivos disponíveis são modernos e apresentam programações diferenciadas para atender da melhor forma a rotina da comunidade surda. Eles são capazes de aumentar a capacidade de audição e, consequentemente, a qualidade de vida dos indivíduos.

Isso porque a tecnologia auditiva utiliza programas computadorizados para ajustar cada aparelho de acordo com as necessidades da pessoa. Tudo isso é possível por meio de resultados de testes audiométricos, que realizam ajustes de ruído, volume e dezenas de outras possibilidades.

Conheça as principais características das novas tecnologias auditivas

Sem dúvida, a tecnologia auditiva está bastante avançada e permite que os dispositivos possam ser comparados com equipamentos eletrônicos de última geração. Portanto, a seguir, separamos algumas opções de aparelhos auditivos, para que você fique por dentro do tema.

Lentes auditivas

As lentes auditivas prometem revolucionar o mercado, sendo uma maneira comum de tratamento para quem sofre de problemas na audição. As lentes são colocadas na membrada do tímpano, que passa a receber um sinal de laser por meio do aparelho montado na parte externa da orelha. Assim, a lente converte o sinal em vibração física na própria membrana timpânica, permitindo a identificação de uma gama de frequências sonoras.

Aparelhos biologicamente recarregáveis

Pesquisadores da área de tecnologia desenvolveram aparelhos biologicamente recarregáveis, evitando, com isso, que os usuários tenham que retirá-los para fazer ajustes na configuração. O dispositivo funciona por meio de carregamentos indutivos, ou seja, que removem a energia do corpo humano para mantê-lo funcionando.

Aparelhos auditivos ligados a produtos de áudio

A tendência é que existam cada vez mais aparelhos auditivos conectados a outros dispositivos. Utilizando sobretudo a tecnologia digital sem fios, os dispositivos podem se conectar a outros aparelhos eletrônicos, como celulares, televisões inteligentes e sistemas bluetooth.

Dispositivos compatíveis com smartphones

Atualmente, o telefone pode falar diretamente no ouvido dos surdos por meio de aparelhos compatíveis com smartphones. No momento de obter instruções ou atender chamadas, por exemplo, o dispositivo conectado à orelha literalmente fala com a pessoa, sem que haja a necessidade de encostar o celular na orelha para ouvir.

Aparelhos controlados por aplicativos

Determinados aparelhos podem ser ajustados e controlados por meio de aplicativos, o que oferece mais praticidade e economiza tempo. Isso também proporciona mais conforto para quem tem que lidar diariamente com a perda auditiva.

No momento de optar por um dispositivo disponível no mercado, pesquise sobre os fornecedores e busque por empresas sérias e comprometidas com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Alguns surdos não usam essas tecnologias auditivas

Entretanto é preciso entender e respeitar a opção de uma parcela da população surda que não usa aparelhos auditivos pelos mais diversos motivos: seja por dificuldade de acesso a essa tecnologia, seja por não se adaptar ou por decisão particular mesmo.

Muitos surdos, usuários ou não de aparelhos auditivos, utilizam livremente a Língua Brasileira de Sinais e se sentem confortáveis assim. Para esses, existem outras tecnologias assistivas muito eficientes.

A SignumWeb, por exemplo, é uma plataforma que promove acessibilidade e tem a preocupação de auxiliar a comunicação dos surdos usuários de Libras com os ouvintes, melhorando em diversos aspectos a relação dos ouvintes com esses indivíduos, na nossa sociedade.

Gostou do conteúdo? Quer entender como a SignumWeb pode contribuir para a rotina da sua organização? Entre em contato agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário