Importância de oferecer cursos de Libras  para colaboradores da sua empresa.

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Oferecer cursos de Libras para sua equipe é uma das formas de promover a comunicação inclusiva em sua empresa. Libras é  uma língua que facilita a comunicação com pessoas surdas, sejam elas funcionários ou público consumidor com esse tipo de deficiência.

Afinal, segundo o censo de 2010, temos no Brasil cerca de 10 milhões de deficientes auditivos, sendo que boa parte deles fazem uso de Libras, e não conseguem manter uma comunicação adequada usando o português.

Se a sua empresa ignora a necessidade de ter em seu quadro profissionais que falam Libras, isso trará prejuízos no ambiente de trabalho e desperdício de oportunidades de vendas qualificadas dos seus produtos e serviços para esse público consumidor.

Não falamos aqui de treinamento em Libras, porque ninguém conseguira fluência recebendo apenas algum tipo de treinamento. Neste artigo é nosso desejo te ajudar a entender sobre cursos de Libras, acompanhe!

Porque investir em cursos de Libras para os seus colaboradores

Incentivar o aprendizado de Libras junto aos seus colaboradores é uma excelente forma de contribuir com a inclusão social e integrar os seus colaboradores surdos, além de tornar a sua empresa mais acessível para essas pessoas. Assim sua empresa evitará eventuais prejuízos por ruídos na comunicação, gerando mais vantagem competitiva e até mesmo fortalecendo a reputação da sua marca, como socialmente responsável.

Conscientize os seus colaboradores sobre a importância da Libras

Ao pensar em oferecer cursos de Libras na sua empresa, em primeiro lugar é importante conscientizar os seus colaboradores sobre a importância de se aprender essa língua. Em conversas pessoais ou reuniões, é possível enumerar algumas vantagens que o curso poderá trazer, tais como:

  • é um diferencial profissional;
  • possibilita a integração;
  • facilita o processo de atendimento ao cliente;
  • gera mais empatia e conexão.

Ofereça acesso a recursos de aprendizados digitais

Atualmente, a tecnologia tem facilitado o aprendizado de qualquer coisa, e isso inclui o ensino de Libras para os seus colaboradores: várias universidades conceituadas e plataformas estão oferecendo cursos online de Libras, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP) e do SESI, ambos de livre acesso e que ainda fornecem certificados de conclusão.

Além dessas, existem várias outras universidades prontas para oferecerem cursos de Libras, bem como canais no YouTube, os quais também ajudam a ter aulas em contextos práticos.

Faça parceria com escolas locais de Libras

Nas principais cidades do país é possível encontrar escolas locais especializadas no ensino de Libras. Geralmente são ONGs e institutos focados na inclusão social dos surdos, e fechar parceria para os seus colaboradores terem aulas nesses locais traz um trunfo extra: estimula o convívio direto com falantes de Libras, ajudando na integração e na prática dos sinais.

Conte com ferramentas digitais de Libras

Por fim, é preciso lembrar que empregados que dominam Libras nem sempre estarão disponíveis no momento de atender um surdo. Afinal, eles podem estar de férias, terem sido transferidos, afastados por questão de saúde ou até mesmo requerendo aposentadoria.

A boa notícia é que é possível incluir o atendimento em Libras na sua empresa, por intérpretes profissionais, através do uso de ferramentas desenhadas especificamente para facilitar a comunicação dos surdos, como a plataforma de intérpretes para surdos da SignumWeb, responsiva, adequada a diversos dispositivos, fácil de usar e que permite acessibilidade comunicativa do contexto da comunicação organizacional.

Gostou do conteúdo? Para ter acesso a mais textos exclusivos sobre o tema, siga a SignumWeb nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário