Descubra como aprender libras e se comunicar pela língua de sinais

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Quer aprender Libras mas não sabe como? Pois bem, essa é uma preocupação importante, uma vez que a língua de sinais pode ajudar você a ter melhores resultados na sua carreira. Isso porque esse conhecimento é um diferencial na vida de um profissional. A demanda do mercado é grande e o número de profissionais habilitados ainda não é suficiente para atender a todos.

Além disso, desenvolver essa habilidade também ajuda a melhorar a agilidade do raciocínio, pois a língua gestual não abrange apenas a mente, mas também a expressão do corpo, do rosto e das mãos.

Levando isso em consideração e o fato de você querer aprender libras, listei algumas dicas consideradas indispensáveis para facilitar a sua aprendizagem. Confira!

Memorize os sinais, mas invista também no conhecimento do português

Ampliar o vocabulário em Libras, como em qualquer outra língua, é fundamental para garantir que não haverá falhas na comunicação e até mesmo confusões. Sendo assim, quanto mais palavras forem memorizadas na língua gestual e no português, maior será a qualidade na mensagem transmitida entre as duas línguas.

Com relação a Libras ideal é começar por frases simples e, sempre que sentir dificuldades, voltar e rever o sinal, a fim de melhorar a memorização e aprendizagem. Se possível, baixe um dicionário no decorrer de seus estudos. Isso facilitará a gravação e revisão das informações.

Busque um curso online

Se você está com dificuldades para encontrar um curso de libras na sua região ou até mesmo não tem tempo suficiente para se deslocar até o local das aulas, uma ideia interessante é buscar por cursos online que ofereça o ensino da língua de sinais.

Uma simples pesquisa nos mecanismos de busca, como o Google, ajudará você encontrar o parceiro ideal para essa jornada. Lembre-se de analisar as avaliações de outros alunos para acertar na escolha.

Treine diariamente

Assim como aprender qualquer outra língua, a libras também precisa ser treinada diariamente. Todo esse esforço facilita a memorização e o ajuda a se manter motivado para continuar estudando.

Uma dica interessante é traduzir as conversas. Essa é uma ótima forma de colocar em prática aquilo que aprendeu. Separe um tempo do seu dia apenas para treinar, sempre atento aos seus erros para aprimorar a sua comunicação.

Fique atento à configuração das mãos

A dica mais importante para acertar na configuração das mãos e ainda entender os demais parâmetros dessa língua é manter contato com a comunidade surda ou com um profissional fluente, que já tem experiência na língua de sinais. Alguns gestos da libras são bem similares e isso contribui para a ocorrência de equívocos na hora de transmitir uma mensagem. Com a ajuda de um surdo ou um profissional da área fica mais fácil identificar erros e corrigi-los.

Assista vídeos sobre o assunto

Além das aulas regulares, é importante que você assista vídeos sobre o assunto nas horas vagas. Dessa maneira, é possível assimilar mais rápido cada sinal e ter um melhor desempenho na hora de comunicar com uma pessoa que não tem a audição.

Agora você já sabe como aprender libras. O ideal é conviver com os nativos dessa língua, para melhorar o seu conhecimento e entendimento da língua de sinais.

Após concluir seu curso na área, continue aprimorando seu conhecimento buscando materiais complementares sobre o assunto. Todo esse conhecimento pode ser aplicado no seu trabalho com o intuito de incentivar a inclusão de deficientes auditivos no ambiente corporativo.

O que acha de ajudar outras pessoas a também a aprender a língua de sinais? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e me ajude a disseminar esse conhecimento!

Posts relacionados