Turma dos Dedos Falantes, comunicação em Libras para crianças ouvintes e surdas

4 minutos para ler

Comunicação em Libras entre surdos e ouvintes é o que propõe A Turma dos Dedos falantes é um projeto maravilhoso que conhecemos recentemente. Como a SignumWeb sempre aplaude projetos que promovam a comunicação, especialmente se envolve a comunicação entre surdos e ouvintes,  resolvemos falar sobre isso.

Será que é possível dialogar de forma lúdica com crianças surdas de modo que seja promovida a imersão no mundo da imaginação? Será que é possível inserir a criança surda no universo da literatura? Como ensinar conceitos e valores para esse público infantil, privado da audição?

É essa a proposta desse projeto que não trata somente da surdez, mas abarca a criança com ou sem qualquer tipo de deficiência.

Você Já imaginou como se desenvolve cognitivamente a criança surda que faz sua comunicação em Libras?

Como toda e qualquer criança, ela precisa de estímulos precoces para evitar o prejuízo cognitivo, e ajudar no desenvolvimento da imaginação, do pensamento, da fala. A troca espontânea promovida pela contação de história cumpre de forma magnífica essa função.

Os dedos falantes proporcionam uma troca afetiva e desperta o interesse da criança pela comunicação na língua de sinais. No caso da criança surda, retirando-a do seu mundo silencioso para um mundo de fantasia.

A turma dos dedos falantes é direcionada apenas para o surdo?

O bacana é que não. A proposta é incluir todas as crianças, sejam cegas, surdas, cadeirantes, com ou sem qualquer tipo de deficiência. Isto é, promovendo a inclusão que todos desejamos, ensinando, na convivência, na interação, que a diversidade é linda, é rica, é positiva.

O aprendizado de Libras

Há um movimento interessante de pessoas que desejam aprender Libras e as crianças ouvintes aprendem rápido. Elas ficam encantadas de poderem soletrar seus nomes com as mãos.

Não é maravilhoso imaginar as crianças, surdas e ouvintes, aprendendo juntas enquanto brincam? É fantástico mesmo imaginar isso. As barreiras de comunicação vão se dissipando e a interação vai acontecendo de forma natural.

Nosso objetivo é promover a inclusão social do surdo

A SignumWeb é uma das tecnologias assistivas voltadas para pessoas com deficiência auditiva. Foi criada por um surdo, para eliminar a barreira de comunicação entre a sociedade, de uma maneira geral, e a comunidade surda.

Assim é possível a interação comunicativa no médico, numa delegacia, na rodoviária, numa loja ou em qualquer outro lugar que se fizer necessário. Basta um simples clique no celular, tablet ou computador e o intérprete entrará on line para promover a comunicação em Libras.

Entendemos que, quando se trata de inclusão social, quanto mais ações vierem, melhor o mundo se tornará. Por isso amamos tanto a proposta da Turma dos Dedos Falantes, uma ação voltada para o público infantil, que inclui o surdo.

Conheça o projeto

“A Turma dos Dedos Falantes é um projeto direcionado para o público infantil ouvinte, com o objetivo de atingir a inclusão dos surdos na sociedade e não a exclusão.

Muito se fala sobre a surdez e a comunidade surda, mas poucos se interessam e, muitas vezes, acabam desistindo no meio do processo de aprendizado da segunda língua. O livro da Turma dos Dedos Falantes tem como alvo ensinar a Libras (Língua Brasileira de Sinais) desde criança para que, na fase adulta, o cidadão saiba se comunicar com qualquer brasileiro.

De maneira lúdica, trazemos no livro (material impresso) uma história de aventura da turminha na escola, onde descobrem o mundo silencioso.”

Se você gostou, provavelmente curtirá e compartilhará. Vamos tornar o mundo mais acessível a TODOS?

Posts relacionados

Deixe um comentário