O que é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais e qual sua importância?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Para entender o porque da criação do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é preciso saber que as duas últimas décadas, o governo federal deu alguns passos importantes visando beneficiar as pessoas com deficiência. Por exemplo, no ano 2000 foi criada a Lei nº 10.098, que estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade. Em 2015, foi sancionada a Lei nº 13.146, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Entretanto, ainda há muito a ser feito para promover a inclusão de pessoas com deficiência, e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais desempenha um papel importante nessa questão. Quer conhecer um pouco da história dessa data e saber sobre a importância dela para a comunidade surda? Então continue a leitura!

O que é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais?

O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é celebrado no dia 24 de abril. Faz sentido que esse idioma tão importante, também chamado de Libras, tenha ganhado uma data. Assim, as pessoas podem celebrar essa forma de comunicação que promove a inclusão das pessoas surdas.

Aliás, achamos importante destacar que um marco na história da Libras foi a Lei nº 10.436 de 2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como a língua da comunidade surda do Brasil, o que comprova a relevância dela em nosso país.

Como surgiu o Dia Nacional da Libras?

Percebe o quanto é importante essa lei que acabamos de citar? Mas a vitória da comunidade surda não parou por aí! Alguns anos se passaram e, em 2009, o Projeto de Lei nº 6.428 propôs que o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais fosse celebrado em 24 de abril. Por fim, esse projeto foi transformado na Lei nº 13.055/2014, estabelecendo o Dia Nacional da Libras.

Qual é a importância dessa data?

A importância dessa data fica evidente, por exemplo, na declaração de Mariana Siqueira, representante da FENEIS (Federação Nacional de Educação para os Surdos): “o dia 24 de abril, com a criação do Dia Nacional da Libras, marca anos de luta da comunidade surda”. Assim, vemos que a data é sinônimo de vitória para os surdos.

Para você ter uma ideia de como foi benéfica à criação da data, a partir da lei que a instituiu, uma série de políticas públicas foram desenvolvidas para beneficiar a comunidade surda, incluindo, por exemplo, a inserção do curso de graduação em Libras nas universidades públicas.

Outro benefício do Dia Nacional da Libras é a divulgação, uma vez que as celebrações da data promovem visibilidade e servem de incentivo para que ouvintes também se dediquem a aprender a língua. Desse modo, eles podem ter uma boa comunicação com os surdos, que somam mais de 10 milhões no Brasil e mais de 360 milhões no mundo. Assim, a data ajuda na conscientização sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Como você pode ver, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais tem um significado especial para a comunidade surda, porque representa uma grande vitória. Além disso, a data desempenha um importante papel na conscientização e tem colaborado para políticas públicas voltadas para a comunidade surda.

Gostou das curiosidades que trouxemos para você neste artigo? Então siga a SignumWeb nas redes sociais e acompanhe tudo o que a gente publica por aqui! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário