Acessibilidade entenda quais são os 5 principais tipos          

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Muitos de nós temos uma leitura equivocada do que é ser uma empresa que preza pela acessibilidade. A imagem que a maioria tem em mente é a de investir em rampas, elevadores e banheiros adaptados. Contudo, existem muitos tipos de acessibilidade a serem considerados.

Antes de tudo, é importante explicar o conceito. Segundo a lei 10.098/2000, acessibilidade significa utilizar, com segurança e autonomia, determinado espaço ou equipamento. É, ainda, afastar qualquer barreira que impeça a participação social de alguém.

Entender os principais tipos de acessibilidade existentes é primordial para contribuir com um mundo mais inclusivo. Por isso, separamos alguns para você conhecer. Confira!

1. Acessibilidade atitudinal

Esse tipo de acessibilidade se refere ao incentivo a percepções sem preconceitos, discriminações e estigmas. Ela é base para os demais tipos de acessibilidade, pois é necessário ter essa visão mais ampla para pensar em soluções e eliminar barreiras.

Para adotá-la, é importante que os próprios gestores institucionais tenham esse valor como parte da cultura, de modo a se transformarem em líderes inclusivos.

2. Acessibilidade arquitetônica e urbanística

Ter acessibilidade arquitetônica e urbanística é eliminar barreiras físicas em edifícios, espaços, equipamentos urbanos, espaços privados e em vias abertas ao público. Isso abrange calçadas, espaços adequados em vagas e todos os ambientes internos de um prédio ou uma residência.

Nesse quesito, é importante contar com arquitetos e engenheiros, que têm a visão profissional desses aspectos, para que eles possam planejar melhor cada espaço.

3. Acessibilidade em transportes

Acesso a transportes públicos é outra questão a ser pensada. Os veículos devem facilitar o uso tanto de pessoas com deficiência quanto daquelas com mobilidade reduzida (idosos, gestantes, lactantes, mulheres com crianças no colo, obesos etc.). Rampas e assentos apropriados, por exemplo, são importantes.

Uma organização que preza por esse valor pode estabelecer contratos com empresas de transportes que respeitem as medidas que garantem a acessibilidade para ajudar na locomoção de funcionários.

4. Acessibilidade digital

Investir em acessibilidade digital é ter uma série de recursos que permitam não só a navegação em dispositivos digitais, mas também uma interação autônoma e de plena compreensão.

A cartilha da W3C Brasil fala mais sobre isso. Ela complementa esse conceito ao falar sobre percepção, entendimento e contribuição para a web — não apenas da perspectiva de pessoas com deficiência, mas também de idosos.

Esse tipo de acessibilidade é um desafio tanto para negócios privados quanto para organizações públicas. Uma forma prática de implementá-la seria realizar um estudo com os colaboradores da empresa, de modo a identificar suas necessidades.

Nesse contexto, é importante, também, lembrar do acesso de clientes ao site. Assim, investir em ferramentas que eliminem barreiras digitais é fundamental, mas fique atento para que a ação atenda efetivamente o público alvo.

5. Acessibilidade comunicacional

A acessibilidade comunicacional, por sua vez, está relacionada ao oferecimento de recursos e atividades que promovam a independência no acesso a qualquer conteúdo. Isso inclui legendas, áudios, descrições, Libras, braile.

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse sentido. A SignumWeb, por exemplo, é uma plataforma que pode tornar o seu site acessível ao surdo. Além disso facilita reuniões por videoconferência para pessoas surdas, de modo a promover mais liberdade e inclusão a todos.

Preocupar-se com os tipos de acessibilidade é essencial para qualquer organização, e a tendência é que a inclusão se torne cada vez mais parte da nossa realidade. Assim, quem estiver preparado para adaptações, além de poder contribuir para um mundo melhor, terá mais chances de sobreviver no mercado.

Gostou de ficar por dentro dessas informações? Caso tenha ficado com dúvidas sobre algum ponto ou queira conhecer melhor a SignumWeb, entre em contato, que ajudaremos a você!

Posts relacionados

Um comentário em “Acessibilidade entenda quais são os 5 principais tipos          

Deixe um comentário