Acessibilidade nas empresas: qual a importância e como implementá-la?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Atualmente, o termo acessibilidade está em evidência em vários setores da sociedade e isso tem um grande motivo: é lei. Além dos valores de inclusão e diversidade que a acessibilidade traz para as empresas, ela também contribui para a reputação e gera mais oportunidades de negócio.

Se ainda tem dúvidas da importância da acessibilidade nas empresas, veja essa série de perguntas e respostas que preparamos para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

O que diz a lei?

As principais leis relacionadas à acessibilidade são a Lei de Cotas e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Ambas as leis determinam que toda organização com mais de 100 funcionários, disponibilize de 2% a 5% dos seus postos de trabalho para pessoas com deficiência.

Essas mesmas leis também preveem regras específicas para a adequação de diversos tipos de ambientes com a finalidade de prepará-los para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em seus estabelecimentos.

O não cumprimento dessas leis pode acarretar em multas, segundo a Portaria ME Nº 9 de 15 de janeiro de 2019, que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa. Essas multas são definidas pelo juiz segundo o tipo de infração cometido, prejuízo e danos causados à Pessoa com Deficiência (PCD).

Por que implementar?

Além de adequar a empresa à legislação vigente, a acessibilidade promove a inclusão de PCDs em ambientes comuns e atividades rotineiras.

Segundo o IBGE, 45 milhões de brasileiros são portadores de algum tipo de deficiência e, diante desse contexto, as empresas devem cada vez mais implantar programas de empregabilidade e atendimento a essas pessoas.

Outro ponto importante a ser analisado, é que as empresas que oferecem acessibilidade à população transmitem uma mensagem para o seu público de acolhimento e de que se importa com ele, contribuindo para uma visão positiva da empresa.

Quais são os custos para implantar a acessibilidade?

A resposta a essa pergunta é bem relativa, já que depende do estado atual da sua empresa. Em sua organização já existem PCDs no quadro de funcionários? Como está a estrutura arquitetônica? Os ambientes da sua empresa estão adequados para receber pessoas com deficiência física? Existe um manual de comunicação pronto? Os funcionários já estão treinados para receber essas pessoas?

De acordo com as respostas, você poderá calcular os custos de cada processo e enfim saber o custo final da implementação da acessibilidade na sua empresa.

É importante ressaltar que os recursos utilizados para a implementação da acessibilidade não devem ser vistos como um custo mas sim como investimento, considerando os vários benefícios promovidos.

Como tornar sua empresa mais acessível?

Depois de vermos que além da necessidade de adequação a lei e das reais necessidade de proporcionar às pessoas um ambiente inclusivo, vou deixar para você alguns passos de como deixar sua empresa mais acessível. Preparei um post com informações valiosas sobre como implantar um programa de inclusão nas organizações.

Além de se adequar à legislação vigente e evitar multas que prejudicam a saúde financeira da empresa, a acessibilidade é mais uma ferramenta eficiente para ao atendimento ao cliente, o posicionamento de marca e consequentemente, o crescimento do seu negócio.

O post foi informativo para você? Deseja saber mais sobre como a acessibilidade pode ajudar no crescimento do seu negócio? Então, aproveite para aprofundar mais o seu conhecimento e saiba como a inclusão social alavanca o crescimento do negócio!

Posts relacionados