criança-deficiente-sorrindo-com-o-pai criança-deficiente-sorrindo-com-o-pai

Saiba o que é acessibilidade digital e como ela pode te ajudar

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Vivemos em um período em que a tecnologia tem facilitado muito a nossa rotina. Seja na empresa ou em casa, as inovações ajudam a melhorar o dia a dia, aumentar a comodidade e otimizar a produtividade. Levando isso em consideração, você precisa pensar em implementar a acessibilidade digital em sua empresa. Aqui trataremos mais especificamente sobre a acessibilidade para surdos.

Por exemplo, é possível citar que dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constataram que 9,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva. Esse é um número muito expressivo e, por isso, é preciso pensar em soluções para inserir essas pessoas no mercado de trabalho, oferecendo também a elas a acessibilidade necessária para que possam usufruir, sem transtornos, dos produtos e serviços que você disponibiliza.

Neste artigo vamos explicar para você o que é acessibilidade digital, o que a lei fala sobre o assunto e qual a sua importância. Confira!

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade digital é um conjunto de recursos que possibilitam que pessoas com qualquer tipo de deficiência possam navegar, entender e até mesmo interagir, como qualquer outro indivíduo, usando seus dispositivos móveis, notebooks ou computadores. Além do mais, essa acessibilidade é 100% independente, isto é, não será necessária o auxílio de terceiros para a realização de qualquer atividade.

O que diz a lei?

Em 2004 foi criado o Decreto nª 5.296 que determina que sites e portais do governo devem atender a todos os padrões da acessibilidade digital. Além disso, em 6 de julho de 2015 foi instituída a Lei 13.143, conhecida como a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Ela exige que todas as empresas com representação comercial ou sede no Brasil, ou que sejam mantidas por órgãos do governo, também devem tornar seus sites acessíveis.

Qual a sua importância?

Fazer uso da acessibilidade digital é uma maneira de levar a mensagem da sua empresa a todas as pessoas, sem distinção. Pense em quantos novos potenciais clientes você poderá alcançar com essa ferramenta. Muito além de números, o seu negócio também será bem-visto no mercado, pois demonstra o quanto ele é empático e se importa com aqueles que têm limitações físicas.

Porque ela pode alavancar o seu negócio?

A acessibilidade digital pode trazer diversos benefícios que vão contribuir para o crescimento do seu negócio. Entre os principais eu posso citar:

  • agrega mais valor à empresa e fortalece a marca no mercado;
  • melhora a vantagem competitiva;
  • amplia a diversificação do público;
  • gera maior fidelização de clientes.

Como implementar a acessibilidade digital efetivamente?

Nesse momento, você precisa encontrar parceiros que consigam atender a todas essas necessidades. Como é uma questão bem técnica, dificilmente será possível realizar essa atividade sem nenhum auxílio. No caso da surdez, a questão está em entender como o sujeito surdo precisa e deseja que isso seja implementado. Se ele necessita de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, a lei fala da necessidade de intérpretes profissionais.

Dessa forma o seu site pode ser acessível ao surdo através da plataforma SignumWeb.

A acessibilidade digital é uma medida muito importante e é exigida por lei. Sendo assim, se você não quer ter problemas futuros com multas e demais contratempos, implemente o quanto antes essa ferramenta na sua empresa. Dessa forma, você conseguirá melhorar a imagem do seu negócio e, consequentemente, impulsionar os seus resultados.

Para complementar essa leitura, separamos outro artigo para você em que explicamos como o surdo pode se beneficiar da tecnologia. Até lá!

Posts relacionados

2 thoughts on “Saiba o que é acessibilidade digital e como ela pode te ajudar

Deixe um comentário