Já pensou em estudar Libras? Entenda qual a sua importância!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Já se perguntou sobre a possibilidade de estudar Libras, a Língua Brasileira de Sinais? Sabia que isso pode abrir oportunidades de crescimento pessoal e profissional para você? Isso porque muitos surdos se comunicam somente pela Libras e 80% desses não têm o domínio do português.

Você, como responsável pelo recrutamento e seleção, deve dar uma atenção especial a essa necessidade. Neste artigo, apresento alguns motivos para você aprender Libras o quanto antes. Acompanhe!

Informações importantes sobre Libras

Desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi legalizada como língua oficial de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil.

Assim como os outros idiomas, Libras tem uma estrutura gramatical própria, regionalismos e gírias. Nessa perspectiva, a sua estrutura gramatical se assemelha mais à língua Inglesa do que à portuguesa. É Importante lembrar que não é uma linguagem e sim a língua materna dos surdos, que deve ser acessível para todos os brasileiros.

Alguns motivos para estudar Libras

Estudar é uma necessidade crescente para as empresas e profissionais que estão constantemente se atualizando sobre sustentabilidade e acessibilidade. O mercado de trabalho espera por profissionais diferenciados. Hoje, com as questões que envolvem acessibilidade, Libras se tornou um diferencial competitivo para você.

Mais abaixo, veja outros motivos para estudar Libras!

Ampliar as oportunidades profissionais

O primeiro grande diferencial é que quando o profissional estuda Libras ele tem acesso a um leque de possibilidades no mercado de trabalho.

Ele poderá trabalhar como intérprete, instrutor e ainda auxiliar na integração da comunidade surda nas empresas. Com isso ele terá condições de acolher um surdo, trazendo-o para mais perto da cultura organizacional e a socialização interna.

Melhorar a comunicação com os surdos

Falando em comunicação inclusiva, você vai interagir com os surdos. Aprendendo Libras, terá mais liberdade para entender as necessidades e ser compreendido por eles.

Você sabia que muitos deles se sentem excluídos quando não há interação em um happy hour ou quando são ignorados em uma conversa no meio do expediente?

Falamos por experiência, porque gostamos de ser compreendidos e aceitos no nosso próprio idioma, não é? Assim, fica muito mais fácil interagir e a empatia é um valor que fará a diferença na sua vida!

Agiliza o raciocínio

Aprender Libras é o mesmo que estudar novos idiomas e você terá os mesmos desafios que teve para aprender o português e o inglês, por exemplo. Isso significa que você vai exercitar o seu cérebro e vai melhorar o seu raciocínio.

Você só não pode cair na tentação de achar que é possível dominar essa língua com apenas algumas semanas de treinamento, como fazem algumas empresas. De qualquer modo, a prática o levará à perfeição, e nada como aprender e realizar isso no ambiente de trabalho, certo? À medida que exercitar, mais resultados você alcançará e ainda contribuirá para a inclusão social nas empresas.

No geral, estudar Libras é importante para a inclusão social e a integração do surdo no ambiente profissional. É importante você pensar que isso abrirá muitas portas na sua área e fomentará a diversidade e a sensibilidade no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre Libras? Confira este post do blog — Saiba como atender um deficiente auditivo com essas 6 dicas — e contribua para a acessibilidade e integração social nas organizações!

Posts relacionados

Deixe um comentário