No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, aprenda como realizar uma entrevista de emprego para surdos.

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Hoje é 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, aproveite para prender como realizar uma entrevista de emprego para surdos.

Quando o recrutador vai fazer uma entrevista de emprego para surdos, muitas dúvidas surgem para que as barreiras sejam quebradas. Por esse motivo, a condução do processo seletivo deverá ser a mais natural possível, com a única diferença o idioma utilizado, que será a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O profissional de setor de Recursos Humanos precisa conhecer a legislação para PCDs, bem como os tipos de deficiência. Dessa forma, não se sinta constrangido em saber mais das limitações do candidato. Afinal, a empresa precisará se adaptar tanto para a entrevista quanto para receber a pessoa com deficiência em seu ambiente de trabalho, caso seja contratado.

Logo, você precisa entender como realizar uma entrevista de emprego para surdos. Continue a leitura e aprenda tudo sobre o tema.

Esclareça suas dúvidas em relação ao processo seletivo de surdos

A insegurança e a falta de preparo dos recrutadores para entrevistar profissionais surdos, muitas vezes os deixam em conflito. Porém, tenha certeza de que o candidato lida bem com a situação e não é necessário ter tantos cuidados.

Caso a PCD esteja se adaptando a sua nova condição, explique que as perguntas que serão feitas não é para reprová-la, mas sim para saber mais a seu respeito, para que a organização possa criar o ambiente adequado ao seu desenvolvimento profissional.

Durante a entrevista, dependendo da limitação do candidato, algumas atividades propostas a ele podem demorar um pouco mais para serem executadas. Desse modo, espere o tempo necessário para que ele termine tanto o questionário como as tarefas.

Se o candidato for reprovado, dê o feedback adequado para ele, explicando exatamente em qual área de sua habilidade ou qualificação houve falhas. Não o reprove por motivos relacionados a sua deficiência, a Lei de Inclusão impede esse ato. Dessa forma, esteja preparado para fazer uma seleção justa e sem preconceitos, pois existem várias maneiras de executar o processo seletivo.

Conheça as dicas de como entrevistar uma pessoa com deficiência auditiva

Não é tão difícil como parece: com informações e treinamento é possível realizar uma entrevista com alguém que é surdo de forma satisfatória. Veja mais sobre isso logo abaixo.

Considere a acessibilidade durante o processo

A acessibilidade do candidato precisa ser garantida em todas as fases, da candidatura à aprovação. Na inscrição, nos vídeos informativos que são necessários ao candidato, tudo deve ser adaptado. Quando ele for chamado para a entrevista, explique os processos e veja é preciso dispor de alguma acessibilidade diferenciada para que ele participe de cada fase.

Observe os detalhes para entrevistar pessoas com deficiência auditiva

A sala em que o candidato surdo será entrevistado precisa estar preparada para que haja uma boa comunicação. É imprescindível dispor de acessibilidade tecnológica e física. Ofereça a ele um telefone digital com aumento de volume, uma plataforma de videoconferência com intérpretes de Libras online para intermediar a entrevista e o que for mais necessário.

Diante disso, avalie a capacidade e o potencial dele para ocupar a vaga de PCD. Assim, esteja atento às dinâmicas para não expor e constranger o candidato — seja sempre inclusivo.

Entenda a deficiência do candidato

Busque conhecer o nível de deficiência auditiva que o candidato tem para que seja possível estabelecer estruturas, tarefas e critérios para a entrevista. Isso demonstrará o respeito que você e a empresa tem com ele.

As organizações que não têm profissionais capacitados e fluentes em Libras podem optar por uma plataforma online com intérpretes, como dissemos acima. O importante é entender que a entrevista de emprego para surdo deve ser feita independentemente do tamanho do seu negócio.

Busque saber mais a respeito da inclusão de pessoas com deficiência nas empresas. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Posts relacionados

2 thoughts on “No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, aprenda como realizar uma entrevista de emprego para surdos.

Deixe um comentário