Inclusão social como alavanca de crescimento nos negócios

Inclusão social como alavanca de crescimento nos negóciosA inclusão da diversidade no mercado vem sendo estudada e debatida há alguns anos. Lidar com as diferenças, que antes pareciam ser um problema, um desafio… Hoje é visto como fator enriquecedor – tanto na produção quanto na venda de produtos e serviços. E também nas relações interpessoais.

Sabemos que o objetivo das empresas é sempre vender, seja um produto ou uma imagem.  Nesse aspecto a inclusão da diversidade é preciosa, pois promove o acesso a um nicho desconhecido de clientes. Tais ações inclusivas fortalecem a imagem da empresa, criam empatia com pessoas que nem mesmo são aquelas historicamente excluídas, mas que simpatizam e se sensibilizam com a causa. Enfim, a inclusão social gera empatia e fidelização de clientes diversos, que se sentem satisfeitos com todo o cenário gerado.

Nosso argumento aqui extrapola a questão da justiça social, com enfoque em leis e decretos que regulamentam a contratação de PCDs (Pessoas Com Deficiência) e a promoção de acessibilidade nos seus diversos níveis. Preferimos lembrar que o mercado, as empresas e seus negócios têm muito a ganhar aproveitando o potencial humano das pessoas “diferentes”. Já é sabido que se esse potencial for adequadamente aproveitado, funciona como alavanca para o crescimento nos negócios.

Há 10 milhões de surdos no Brasil…

No caso de contratação dos surdos, falamos de um contingente que pode ser, em algumas tarefas, até mais produtivo do que alguns ouvintes. Citando apenas dois exemplos, imagine um desenvolvedor de software ou até mesmo um empacotador surdo… Eles provavelmente não se distrairão das suas tarefas em função de ruídos externos que facilmente atrairão a atenção de ouvintes.

No caso de promoção da acessibilidade comunicativa para consumidores surdos, obviamente os cerca de 10 milhões de surdos brasileiros (dados do IBGE 2010) consumirão onde conseguirem se comunicar melhor. Onde forem compreendidos em suas demandas por produtos e serviços. O que antes parecia difícil, agora ficou muito fácil. A tecnologia chegou para ajudar!

SignumWeb

A SignumWeb é uma plataforma de videoconferência que disponibiliza intérpretes de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, em tempo real. Sem necessidade de agendamento prévio. Ela surgiu com a nobre missão de derrubar a barreira que impedia a comunicação entre surdos e ouvintes.

Com um simples clique é possível chamar um intérprete virtual na tela de um computador, tablet ou smartphone. E a comunicação entre a empresa, seus empregados e consumidores fluirá normalmente. Tudo muito fácil, descomplicado e barato! Não há porque ignorar e deixar de aproveitar a mão de obra e o acesso ao consumidor surdo. O momento favorece e a tecnologia ajuda.

Vamos juntos construir esse mundo mais acessível?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *