A deficiência auditiva é muito comum no Brasil e saber se comunicar com os surdos e como atender um deficiente auditivo poder se um grande diferencial na sua empresa, além de promover a inclusão e acessibilidade.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, listamos 6 dicas práticas e simples para você colocar em funcionamento na sua empresa logo. Boa leitura!
1. Mantenha contato visual com a pessoa com deficiência auditiva
É importante que exista contato visual com a pessoa surda. Evite circular e fazer movimentos bruscos durante a comunicação e escolha um local tranquilo para o atendimento, evitando lugares muito movimentados que propiciem a interrupção da comunicação.
Para chamar a atenção de uma pessoa com deficiência auditiva, você pode tocar suavemente o braço ou o ombro, evitando tocar lugares como as costas ou a cabeça, pois poderá fazer com que o surdo se sinta desconfortável.
2. Tenha cuidado com a iluminação
Escolha um bom lugar para iniciar o atendimento ao cliente surdo. O deficiente auditivo deve estar em um local estratégico e com uma boa perspectiva visual do lugar em que se encontra.
Realizar o atendimento em um ambiente iluminado, sem muitos objetos que possam distrair ou chamar a atenção é o ideal.
3. Seja expressivo
Ter uma boa expressão facial é um fator essencial para atender um deficiente auditivo, assim como os elementos que completam o discurso verbal: gestos, mímicas, escrita etc.
Os gestos são de grande auxílio na comunicação com os surdos mas evite realizar sinais se você não conhece a Língua Brasileira de Sinais, pois pode ser confuso para o surdo.
Caso o surdo ainda não esteja entendendo o que você está explicando, procure outras palavras e busque sinônimos simples. É importante demonstrar paciência e empatia.
4. Evite falar muito lentamente
Para atender uma pessoas surda não é preciso falar muito rápido, nem muito devagar. É importante falar de forma clara e sem exageros, usando frases curtas e simples para que o surdo consiga compreender totalmente o que está sendo dito.
Permita que a pessoa veja bem o seu rosto pois alguns surdos conseguem compreender melhor o que está sendo dito através da leitura labial.
Caso a pessoa possua algum tipo de deficiência auditiva em que ainda há alguma percepção de sons, em alguns casos aumentar o tom de voz pode ajudar na comunicação, mas lembre-se: não é necessário gritar.
5. Conheça a Língua Brasileira de Sinais
A comunicação oficial dos surdos é a Língua Brasileira de Sinais. Aprender Libras, além de incrementar a sua carreira, é um meio de ampliar sua comunicação e melhorar o atendimento na sua empresa.
Caso o surdo esteja acompanhado de um intérprete, dirija-se sempre ao surdo para se comunicar. Nesse momento o cliente é ele e não o acompanhante. Isso demonstrará respeito à pessoa com deficiência auditiva
6. Conte com o auxílio da tecnologia
Existem vários meios de comunicação para conversar com uma pessoa com deficiência auditiva: e-mails, mensagens de texto, cartas, fax, serviços de vídeo-interpretação etc.
Utilize ferramentas e busque sempre se atualizar sobre como o uso da tecnologia pode ajudar no atendimento à pessoa com deficiência auditiva, quebrando as barreiras de comunicação dos ouvintes com esses cidadãos..
A SignumWeb disponibiliza uma plataforma web que conta com intérpretes qualificados para fazer a comunicação em Libras online.
Entre em contato para ter mais informações sobre esse serviço! Estamos sempre prontos para atendê-lo.
Achei muito interessante as dicas, mas o caso da minha mãe, além da surdez, também é a deficiência visual. Ela enxerga muito pouco. Está ficando deprimida, gostaria de fazer atividades com ela para que melhore.
Olá Lucy! Obrigada pelo contato. Gostaria de conhecer um pouco mais da história da sua mãe. Poderia me ligar no nr 31 99898-4162?