Interpretação remota de Libras e por que adotar essa tecnologia assistiva na sua empresa.

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A interpretação remota de Libras por meio de plataformas digitais já vinha acontecendo com frequência antes da pandemia do novo coronavírus, porém, agora, essa tecnologia assistiva virou uma tendência imprescindível, cuja vantagem é possibilitar uma comunicação mais efetiva entre sua empresa e o cidadão surdo, entre surdos e ouvintes, em qualquer contexto que se fizer necessário.

As empresas, entendendo essa crescente necessidade, vêm se adequando para prestar um melhor atendimento e ter um bom relacionamento com clientes e/ou prestadores de serviços surdos. Isso permite a promoção da inclusão social dentro do negócio, o que representa ganhos para ambas as partes.

Por isso hoje vamos falar sobre a importância da interpretação remota de Libras e como o interesse pela atividade vem crescendo por parte das organizações corporativas. Confira a seguir!

Entenda como funciona a interpretação remota de Libras

A internet e a tecnologia têm, nos últimos anos, possibilitado que as pessoas se aproximem mais, inclusive quando consideramos a relação dos surdos com os ouvintes. Alguns aplicativos de celular, por exemplo, facilitam bastante esse tipo de comunicação rápida, proporcionando comodidade a quem está emitindo e recebendo a informação.

Para facilitar ainda mais, vem surgindo ferramentas e atividades, como videoconferência com a interpretação remota de Libras. Contando apenas com dispositivos, como notebook, tablet ou smartphone, qualquer ouvinte pode transmitir para o surdo a mensagem que deseja, de maneira eficiente e instantânea, com a intermediação do intérprete.

Assim, a interpretação remota de Libras consiste, justamente na eliminação da barreira comunicativa, porque, de qualquer local e horário, o ouvinte tem liberdade para conversar, com a garantia de que será compreendido pelo surdo.

Saiba a importância de promover acessibilidade na empresa

Diversas empresas atualmente já enxergam a importância da acessibilidade e da inclusão social para o bom andamento do negócio. Dar esse tipo de atenção especial para clientes ou prestadores de serviços que sejam surdos é um diferencial e tanto para a marca.

Por meio de ações como atendimento remoto, encontros virtuais, reuniões, palestras, lives e cursos a distância, é possível conseguir um relacionamento mais próximo e entender, de fato, quais são as maiores necessidades do surdo no contexto de trabalho.

A acessibilidade, nesse caso, consiste em ações cujo objetivo é superar as diferenças entre as pessoas surdas e os ouvintes, seja cliente ou prestador de serviço. A empresa que respeita o direito à acessibilidade demonstra compromisso e ética diante das demandas da sociedade.

Descubra como aplicar a tecnologia na empresa

Nos últimos anos, a tecnologia tem oferecido diversos recursos para realizar a interpretação remota de Libras. Muitas vezes, são poucas as exigências para usar o serviço, como ter um dispositivo móvel com webcam e uma conexão ativa com a internet.

A SignumWeb, por exemplo, preocupada com a situação do mercado, em relação às barreiras enfrentadas no atendimento adequado à comunidade surda, criou uma plataforma de videoconferência que conta com uma rede de freelancers que oferecem interpretação remota de Libras sempre que o indivíduo necessitar.

O serviço da SignumWeb dá autonomia às pessoas surdas, promovendo acessibilidade comunicativa e maior privacidade. Nem sempre é possível a presença física de um intérprete, mas com a tecnologia os usuários do aplicativo conseguem se comunicar de maneira mais efetiva e ágil.

Viu só como a interpretação remota de Libras é importante para o relacionamento cotidiano entre o mercado e os surdos, seja no contexto de trabalho ou na prestação de serviços? É fundamental levar esse tipo de informação para líderes e gestores corporativos, uma vez que a cultura inclusiva é uma responsabilidade das empresas, independentemente do segmento e tamanho.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer todas as soluções de acessibilidade comunicativa que a SignumWeb oferece!

Posts relacionados

3 thoughts on “Interpretação remota de Libras e por que adotar essa tecnologia assistiva na sua empresa.

Deixe um comentário