Conheça 4 motivos para incluir a acessibilidade no planejamento empresarial

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O planejamento empresarial tem o papel de estruturar os processos nas empresas, principalmente para as boas práticas de acessibilidade. Diante disso, as empresas devem pensar em criar uma estrutura que facilite o atendimento aos deficientes e proporcione melhores condições físicas, estruturais, sociais e seguras no ambiente organizacional.

Segundo uma pesquisa de 2010 realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 23,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Outro estudo feito pela Catho constatou que 44% dos trabalhadores deficientes perderam vagas por causa da falta de acessibilidade e 37% das pessoas com deficiência pediram demissão pelos mesmos motivos.

As empresas ainda estão se adaptando, mas a falta de planejamento tem impossibilitado a implementação de medidas e estruturas mais acessíveis. Em sua maioria, as organizações ainda entendem que basta cumprir a lei para inserir um deficiente.

Nas próximas linhas vamos falar sobre o significado de planejamento empresarial e listar quatro motivos para que você inclua a acessibilidade na organização de um modo mais estruturado e consciente.

O que é o planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é primordial para que a empresa tenha uma administração de recursos eficiente. Planejar é definir parâmetros, objetivos e prazos para que uma ação seja realizada em uma organização. O plano empresarial compreende três esferas:

  • planejamento estratégico: a alta gestão de uma empresa fica responsável por formular a cultura organizacional, construir a marca e definir estratégias para o crescimento;
  • planejamento tático: a supervisão tem a função de traduzir as metas e os objetivos estratégicos com atividades e ações mais específicas;
  • planejamento operacional: a liderança tem o encargo de observar e focar nas boas práticas e ações junto aos colaboradores.

Veja 4 motivos para implementar a acessibilidade no planejamento empresarial

Confira quatro razões para que uma empresa insira a acessibilidade no planejamento empresarial e melhore as condições dos trabalhadores deficientes.

1. Estar de acordo com a lei

Contratar PCDs (Pessoas com deficiência) é uma exigência pela Lei da Acessibilidade e quando uma empresa está em concordância com as boas práticas, ela fica livre de pagar multas ou sofrer penalidades jurídicas.

Lembrando, que a Lei da Acessibilidade prevê as normas específicas para assegurar que qualquer pessoa com deficiência seja amparada e protegida de eventuais limitações dentro das organizações.

Além disso, a Lei de Cotas rege que todas as empresas que tenham mais de 100 colaboradores destinem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência.

2. Diferenciar sua marca

Valorizar a pessoa com deficiência, agrega valor à marca e possibilita que a empresa tenha objetivos e propósitos mais humanizados.

Sem dizer, que o colaborador deficiente se sente mais acolhido quando trabalha em uma empresa que tem na essência da marca, a visão de olhar para as necessidades do outro com empatia.

É importante destacar que a pessoa com deficiência não gosta de ser tratado como a vítima ou o coitado da companhia. Pelo contrário, a equipe deve estar sempre atenta com este tipo de atitudes, alinhando os objetivos da marca com os propósitos da empresa.

3. Ter uma equipe multidisciplinar

O PcD, embora tenha as suas limitações físicas, visuais ou auditivas, por exemplo, ele tem outras aptidões e habilidades que com outros colaboradores somam forças e formam uma equipe mais criativa e produtiva.

Uma simples ação que tenha o objetivo de promover o entrosamento entre colaboradores com ou sem deficiência já favorece, e muito, o espírito colaborativo e acolhedor dentro das organizações.

4. Defender uma causa nobre

Quando uma empresa se dispõe a brigar por uma causa, ela se mostra mais humana com as necessidades do outro e isso se torna o diferencial da marca.

A responsabilidade social aproxima os consumidores de uma empresa. Quando ela está engajada em defender os direitos do outro e propagar isso em ações de marketing, deixa de ser mais uma no mercado e os clientes passam a olhar com outros olhos.

Em suma, a acessibilidade envolve todas as áreas dentro da empresa e o primeiro passo para aderir a ela está em planejar um programa de inclusão simples e acolhedor.

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