Inclusão social: 5 ações fundamentais de responsabilidade empresarial

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

As ações de inclusão social de responsabilidade empresarial compreendem uma série de estratégias para que as organizações mantenham um ambiente mais favorável para os deficientes. Essas iniciativas sociais são comportamentos intencionais com o propósito de promover as ações em favor, não somente dos colaboradores, mas dos clientes e da sociedade como um todo.

Resolver problemas ou implantar novos projetos são iniciativas que geram lucratividade e inovação para as organizações. No entanto, é preciso que os colaboradores sintam-se capazes e confortáveis para entregarem resultados.

Para isso, as empresas precisam se alinhar com os projetos e programas de inclusão social. Nas próximas linhas vou listar cinco iniciativas que visam valorizar a diversidade e promover a acessibilidade.

Veja 5 ações essenciais para promover a inclusão, de responsabilidade social empresarial

A seguir, confira cinco ações importantes para fomentar a responsabilidade social empresarial.

1. Investir em universidade corporativa para incentivar o aprendizado em braille e em Libras

As empresas têm com estratégia fomentar a educação corporativa para os seus colaboradores. Elas investem em aulas relacionadas ao atendimento ao cliente, a gestão de estoque, aos recursos humanos e uma série de áreas específicas, porque não abordar temas inclusivos?

Palestras com temas específicos, que focam na adaptação do deficiente no mercado de trabalho são excelentes alternativas para as organizações implementarem.

2. Desenvolver programas de padrinhos para acompanhar pessoas com deficiência

Incluir um programa de profissionais engajados com as causas sociais e divulgar os funcionários de destaque nos canais em que a empresa atua, são boas alternativas para incentivar o relacionamento entre colaboradores ouvintes e surdos, por exemplo.

Uma dica é nomear os padrinhos com base no bom relacionamento interpessoal e nível de empatia. Isso estimula os colaboradores para que sejam mais dedicados às causas sociais.

3. Realizar campanhas com programas e causas sociais

Promover eventos que apoiam instituições beneficentes são excelentes estratégias para fomentar o social nas organizações. Outra dica é a própria empresa entrar de corpo e alma, motivar e engajar todos os colaboradores a participarem e se envolverem com as atividades internas e externas.

4. Estimular a interação entre os colaboradores

Formar equipes multidisciplinares é uma boa opção para fortalecer os vínculos e propiciar um bom ambiente organizacional. Uma sugestão é a empresa inserir desde os códigos de conduta até o desenvolvimento de equipes, valores, princípios das boas práticas de acessibilidade.

5. Utilizar plataformas que ajudam na interação com surdos

Para facilitar a interação, contratar o intérprete para atuar durante as tarefas ou até mesmo nos intervalos , será um excelente investimento para o desenvolvimento pessoal e profissional dos surdos. A SignumWeb, por exemplo, é uma plataforma em que a empresa pode chamar um intérprete de Libras sempre que achar necessário, por meio de qualquer dispositivo móvel e o seu prestador de serviços surdo terá uma comunicação mais facilitada e conectada com o colega ouvinte.

Quando uma empresa não oferece esse tipo de facilitador, ela não consegue se comunicar adequadamente com os funcionários ou com os consumidores surdos . Mesmo que eles tentam se comunicar com a escrita, os entrevistadores e colaboradores não entendem o que eles querem dizer. Isso acontece porque grande parte dos surdos não entendem e nem escrevem muito bem o português e seu meio oficial de comunicação é a Libras

Mais do que cumprir a legislação, as empresas devem trabalhar a conscientização da sociedade e da comunidade. Só assim será possível a real integração de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.

Você entendeu os impactos e a importância das ações de responsabilidade social empresarial dentro das empresas? Conheça a plataforma da SignumWeb e veja qual situação se adéqua às necessidades da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário