Quantos surdos há no mundo? De acordo com a Agência Brasil, eram cerca de 360 milhões cinco anos atrás… E esse número pode chegar a 900 milhões até 2050.
E quantos surdos há no Brasil? Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 10 milhões de pessoas surdas. Isso equivale a 5% da população brasileira. Desses, 2,7 milhões são surdos profundos, ou seja, não escutam nada e são prováveis usuários de libras.
E em Belo Horizonte, são quantos surdos? Com dados do mesmo censo, eles representam 4,5% da população de BH. Algo em torno de 112.000 pessoas com alguma deficiência auditiva na cidade. Apesar disso, quem convive com esse tipo de deficiência ainda enfrenta muitas dificuldades, vários desafios e barreiras a serem vencidos.
Alguns questionam sobre os dados apresentados em 2010, porém são os únicos que temos e são oficiais, o que os tornam confiáveis. Para nossa satisfação está chegando o senso de 2020, quando teremos uma pesquisa mais criteriosa e dados mais consistentes. Aguardemos.
Acessibilidade comunicativa para os surdos
Como acolher e oferecer acessibilidade comunicativa a essa parcela da população? Eles são “iguais perante a lei”. Produzem, consomem, pagam impostos e estão sujeitos às mesmas obrigações civis e judiciais. A maioria desses cidadãos são oralizados, usam aparelhos amplificadores ou conseguem fazer leitura labial. Ainda assim, não têm tanta facilidade de se comunicar e relatam várias situações em que se sentem excluídos. Para estudar, é uma batalha! Quando a turma fala ao mesmo tempo ou quando o professor se vira por algum motivo, tudo fica confuso. E isso é apenas um dos diversos exemplos.
Imaginem agora a situação dos surdos usuários de Libras – a Língua Brasileira de Sinais… Como conseguir um atendimento com liberdade, autonomia, dignidade e igualdade de condições quando vão ao hospital, à justiça, ao banco ou a uma loja? No médico, por exemplo, precisarão levar sempre um familiar ou amigo, perdendo a sua privacidade. E se não conseguirem esse acompanhante? Terão de se expor ao risco de um diagnóstico errado por falha na comunicação?
Libras: reconhecida como língua da comunidade surda do Brasil
Alguns defendam que Libras seja a segunda língua oficial do nosso país. Existe uma polêmica em torno disso, que vamos evitar. O fato é que ela foi reconhecida como língua de comunicação da comunidade surda do Brasil com a lei 10.436/2002 mas ainda é muito pouco reconhecida e valorizada. Essa realidade já começou a mudar! Cada vez o mercado demanda por mais intérpretes dessa língua e mais pessoas se interessam por aprender. Cada vez surgem mais tecnologias promotoras e acessibilidade comunicativa entre o mercado e esse público consumidor.
A SignumWeb foi criada por um surdo, estudante de Sistema de Informação pela PUC Minas que, cansado de lidar com a barreira comunicativa, criou uma plataforma de videoconferência que disponibiliza intérpretes em tempo real – para intermediar a conversação entre surdos e ouvintes.
O surdo quer um mundo mais acessível e tem o direito de sonhar com isso! E, por falar em sonhar, seria utopia imaginar um Brasil bilíngue?
A criação dessa plataforma é perfeita, maravilhosa pois auxilia a vida dos surdos.
Obrigado pelo apoio e incentivo!
Que iniciativa sensacional.
Parabéns.
Obrigado por incentivar!
Corrigindo; a Libras não é a segunda língua oficial do Brasil, mas sim a segunda língua oficial da comunidade surda do Brasil, pq não pode substituir a língua portuguesa.
Você está correto. Obrigado por contribuir.
Não, a Libras é a lingua oficial da comunidade surda e a língua portuguesa a segunda. Só corrigindo
Obrigada por sua contribuição.
Há uma parcela de surdos que é mais discriminada: a dos surdos oralizados, que inclui os implantados. Esses, por falarem, são tratados com desconfiança pela sociedade.
Oi Luiz! É difícil dizer quem é mais discriminado que quem… mas podemos afirmar que a discriminação é inaceitável sempre. Todos os surdos merecem respeito, não é mesmo?
Olá…
Que maravilha que encontrei esse site, devo agradecer pois, tá sendo muito útil para a pesquisa que estou fazendo. Sou uma ouvinte, e estou fazendo o meu projeto de pós-graduação sobre; as limitações das pessoas surdas nos atendimentos públicos.
Obrigado pelo apoio e incentivo! Ficamos felizes em saber que nossos artigos estão sendo de grande utilidade. Continue acessando para saber mais sobre a comunidade surda.
Você tem como disponibilizar o link dessa pesquisa do IBGE, sobre a quantidade de surdos no censo de 2010?
Eu tentei procurar mas não achei. obg