Quantos surdos há no mundo? E no nosso Brasil? Saiba mais! Quantos surdos há no mundo? E no nosso Brasil? Saiba mais!

Quantos surdos há no mundo? E no nosso Brasil? Saiba mais!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Quantos surdos há no mundo? E no nosso Brasil? Saiba mais!Quantos surdos há no mundo? De acordo com a Agência Brasil, eram cerca de 360 milhões cinco anos atrás… E esse número pode chegar a 900 milhões até 2050.

Quantos surdos há no mundo? E no nosso Brasil? Saiba mais!
Imagem: Pixabay

E quantos surdos há no Brasil? Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 10 milhões de pessoas surdas. Isso equivale a 5% da população brasileira. Desses, 2,7 milhões são surdos profundos, ou seja, não escutam nada.

E em Belo Horizonte, são quantos surdos? Com dados do mesmo censo, eles representam 4,5% da população de BH. Algo em torno de 112.000 pessoas com alguma deficiência auditiva na cidade. Apesar disso, quem convive com esse tipo de deficiência ainda enfrenta muitas dificuldades, vários desafios e barreiras a serem vencidos.

Alguns questionam sobre os dados apresentados em 2010, porém são os únicos que temos e são oficiais, o que os tornam confiáveis. Para nossa satisfação está chegando o senso de 2020, quando teremos uma pesquisa mais criteriosa e dados mais consistentes. Aguardemos.

Acessibilidade comunicativa para os surdos

Como acolher e oferecer acessibilidade comunicativa a essa parcela da população? Eles são “iguais perante a lei”. Produzem, consomem, pagam impostos e estão sujeitos às mesmas obrigações civis e judiciais. A maioria desses cidadãos são oralizados, usam aparelhos amplificadores ou conseguem fazer leitura labial. Ainda assim, não têm tanta facilidade de se comunicar e relatam várias situações em que se sentem excluídos. Para estudar, é uma batalha! Quando a turma fala ao mesmo tempo ou quando o professor se vira por algum motivo, tudo fica confuso. E isso é apenas um dos diversos exemplos.

Imaginem agora a situação dos surdos usuários de Libras – a Língua Brasileira de Sinais… Como conseguir um atendimento com liberdade, autonomia, dignidade e igualdade de condições quando vão ao hospital, à justiça, ao banco ou a uma loja? No médico, por exemplo, precisarão levar sempre um familiar ou amigo, perdendo a sua privacidade. E se não conseguirem esse acompanhante? Terão de se expor ao risco de um diagnóstico errado por falha na comunicação?

Libras: reconhecida como língua da comunidade surda do Brasil

Alguns defendam que Libras seja a segunda língua oficial do nosso país. Existe uma polêmica em torno disso, que vamos evitar. O fato é que ela foi reconhecida como língua de comunicação da comunidade surda do Brasil  com a lei 10.436/2002 mas ainda é muito pouco reconhecida e valorizada. Essa realidade já começou a mudar! Cada vez o mercado demanda por mais intérpretes dessa língua e mais pessoas se interessam por aprender. Cada vez surgem mais tecnologias promotoras e acessibilidade comunicativa entre o mercado e esse público consumidor.

A SignumWeb foi criada por um surdo, estudante de Sistema de Informação pela PUC Minas que, cansado de lidar com a barreira comunicativa, criou uma plataforma de videoconferência que disponibiliza intérpretes em tempo real – para intermediar a conversação entre surdos e ouvintes.

O surdo quer um mundo mais acessível e tem o direito de sonhar com isso! E, por falar em sonhar, seria utopia imaginar um Brasil bilíngue?

Posts relacionados

14 thoughts on “Quantos surdos há no mundo? E no nosso Brasil? Saiba mais!

  1. Corrigindo; a Libras não é a segunda língua oficial do Brasil, mas sim a segunda língua oficial da comunidade surda do Brasil, pq não pode substituir a língua portuguesa.

  2. Há uma parcela de surdos que é mais discriminada: a dos surdos oralizados, que inclui os implantados. Esses, por falarem, são tratados com desconfiança pela sociedade.

  3. Olá…
    Que maravilha que encontrei esse site, devo agradecer pois, tá sendo muito útil para a pesquisa que estou fazendo. Sou uma ouvinte, e estou fazendo o meu projeto de pós-graduação sobre; as limitações das pessoas surdas nos atendimentos públicos.

  4. Você tem como disponibilizar o link dessa pesquisa do IBGE, sobre a quantidade de surdos no censo de 2010?
    Eu tentei procurar mas não achei. obg

Deixe um comentário