Hospital acessível aos Surdos.

4 minutos para ler

Hospital acessível aos surdos é um importante demanda das pessoas com deficiência auditiva. Aproveitamos que 02 de julho é o Dia do hospital, para tratar desse assunto tão relevante.

Os hospitais já vêm se preocupando com este assunto e tentado encontrar uma solução. Afinal, eles desejam atender de forma adequada a TODOS os seus pacientes.

Sobre esse assunto é importante conhecer o que prevê a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em seu manual versão 2022 ela aponta como relevante o atendimento aos pacientes, de forma inclusiva e individualizada. Sendo assim um de seus requisitos é uma política que prevê a implantação do plano de atendimento a pacientes com deficiência intelectual, física, auditiva e/ou visual.

Com relação aos pacientes surdos, sempre achamos natural que levassem acompanhantes aos hospitais e aos consultórios médicos. Entretanto, conversar livremente com um médico, expondo suas dores com liberdade e privacidade, é uma justa reinvindicação dessa comunidade. Afinal, sempre existe o risco de omissão de sintomas, se o paciente se sentir exposto, diante de um terceiro.

Continue a leitura e entenda melhor sobre esse assunto.

Já existe hospital acessível aos surdos, no Brasil?

Sim, os surdos já podem comemorar alguns avanços, porque já existem alguns hospitais acessíveis no Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, temos o Hospital Urológica e o Hospital Luxemburgo. Além disso o EuSaúde, atendimento em telemedicina, também já oferece consultas acessíveis aos surdos, usando uma plataforma de intérpretes de Libras.

Os médicos desses hospitais aprovaram esse sistema.  Afinal agora eles conseguem se fazer entendidos pelos seus pacientes surdos. Isso é muito importante, porque visa a correta adesão ao tratamento proposto.

É natural que todos se sintam beneficiados por um sistema que ofereça acessibilidade comunicacional. Isso porque um mal entendimento, com relação ao diagnóstico ou a uma prescrição realizada, exporá o paciente a riscos. Mas também o profissional da saúde estará exposto. Ele inclusive poderá responder por uma falha no tratamento, mesmo que não tenha havido intencionalidade.

Acolhimento a pacientes surdos nos hospitais, durante a pandemia.

Durante a pandemia a falta de acessibilidade comunicacional ficou exacerbada e gerou muita ansiedade nos pacientes com deficiência auditiva.

Os surdos que são oralizados se sentiram muito prejudicados com o uso das máscaras. Durante a crise da Covid 19 eles não podiam pedir ao médico que baixassem as máscaras para permitir a leitura labial.

Os pacientes usuários de Libras se viram impedidos de levar acompanhantes por causa do risco de contaminação.

O lado bom de toda essa situação é que levantou a questão da necessidade de acolher melhor esses pacientes. Descobrimos tecnologias assistivas que podem ajudar no processo. Agora é possível acolher o paciente surdo oferecendo acessibilidade.

Como se tornar um hospital acessível aos surdos.

O hospital que deseja ser acessível aos surdos pode contar com o auxílio de uma plataforma que chama o intérprete de Libras em tempo real, sem agendamento prévio. O intérprete aceitará a chamada e entrará intermediando a conversa do médico com o paciente surdo.

Isso pode ser feito através de um QR Code disponibilizado na recepção, nos consultórios e enfermarias. Ou através de um link de acesso acionado a partir de um smartphone, tablet ou computador do hospital, do médico ou do próprio paciente surdo, se ele tiver um aparelho bom e um bom acesso à internet.

O sistema funciona de forma semelhante ao Uber. O intérprete disponível estará disponível de forma online e a comunicação acontecerá de forma natural.

Esses intérpretes são profissionais com formação reconhecida pelo MEC. São freelancers que permanecem em home office, prontos para atuar quando forem chamados. Outra coisa importante de se falar é que eles assinam um termo de sigilo da informação, conforme determina a justiça.

Agora ficou fácil oferecer acessibilidade aos pacientes surdos, nos hospitais. É tudo muito simples e barato.  

Se você desejar entender melhor como tudo isso funciona, fale conosco. A SignumWeb está disponível para ajudar o seu hospital a ser acessível ao paciente surdo.

Posts relacionados

2 comentários em “Hospital acessível aos Surdos.

  1. Prezados, boa noite! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
    Meus caros, precisaria saber quais mais dificuldades os surdos enfrentam , porque estive lendo o site de vocês e gostei muito e foi bem esclarecedor para mim que estou querendo pesquisar sobre esse público. Espero contar com a boa vontade de vocês e espero um retorno , por favor.
    Atenciosamente,
    Agildo Nascimento.

    1. Bom dia Agildo, que prazer receber seu comentário! A principal dificuldade do surdo, conforme nos informaram, é a barreira de comunicação. Se essa barreira for removida, eles darão conta de estudar, de trabalhar, enfim, de conviver em sociedade de forma digna. Para remover a barreira e incluir os surdos, não é difícil como muitos pensam. A tecnologia inclusive pode ajudar muito. Caso deseje entender como, entre em contato conosco no contato@signumweb.com.br

Deixe um comentário