O que é tecnologia assistiva, como funciona e qual a sua importância?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Os avanços da tecnologia nos últimos anos, especialmente na área de tecnologia assistiva, trouxeram diversas comodidades e facilitaram a vida de todos nós. No entanto esse tipo específico de tecnologia que ainda é pouco divulgado para o público geral, já que muitas pessoas desconhecem seus recursos e funcionalidades.

Para entender o que seja a tecnologia assistiva, lembramos que ela consiste em todo tipo de equipamento, estratégias, programas ou serviços que melhoram a capacidade funcional e a independência dos indivíduos com deficiência.

Ainda não ficou muito claro? Fique tranquilo, pois neste artigo vamos explicar mais detalhadamente o que é tecnologia assistiva, quais são seus objetivos, suas categorias e o que há de mais novo e eficiente para surdos, em específico. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Afinal, o que é tecnologia assistiva?

Como dito na introdução deste artigo, a tecnologia assistiva (TA) é o termo utilizado para classificar todo o conjunto de tecnologias, dispositivos, artefatos e programas que contribuem para que a vida em sociedade da pessoa com deficiência seja facilitada, melhorando suas habilidades funcionais para que ela tenha mais autonomia e inclusão.

Esse arsenal de serviços tem como principal objetivo solucionar os problemas funcionais da vida diária da pessoa com deficiência, fornecendo alternativas que permitam que ela seja incluída nas mais diversas atividades e tarefas do dia a dia.

Quais são os principais campos de atuação da tecnologia assistiva?

A tecnologia assistiva é colocada em prática em diversas áreas. Conheça algumas delas:

  • saúde: nessa área são disponibilizados diversos recursos para apoiar profissionais que trabalham para garantir o bem-estar e a inclusão das pessoas com deficiência, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais etc;
  • educação: diversos recursos tecnológicos são disponibilizados para que o deficiente tenha acesso a uma educação de qualidade e eficaz;
  • assistência social e psicológica: a tecnologia assistiva trabalha para que a pessoa com deficiência e sua família tenham assistência psicológica e tratamento para diversos transtornos;
  • informática: graças à TA, diversos softwares foram criados para que o deficiente possa utilizar o computador e ter acesso à internet com plenitude;
  • RH e recursos humanos: essa área possibilita que cada vez mais empresas tenham políticas de acessibilidade e inclusão para o deficiente nos mais diversos cargos e atividades.

Quais são os principais softwares e aplicativos para surdos?

Veja os melhores e mais inovadores programas e acessórios “high tech” que facilitam a vida da pessoa com deficiência.

Access Earth

O programa fornece informações sobre a acessibilidade de diversos lugares, permitindo que o indivíduo visualize quais estabelecimentos são acessíveis para ele em diversas partes do mundo.

 Dot Smart Watch

Esse item é específico para os deficientes visuais, já que se trata de um modelo de relógio inteligente com painel em braille. Como todo smartwatch, ele permite que o usuário leia e-mails, responda mensagens e acesse documentos por meio de um toque.

SignumWeb

Desenvolvida por um surdo e para a comunidade surda, a SignumWeb é uma plataforma de videoconferência que disponibiliza a presença virtual de um intérprete, permitindo que as empresas que contam com deficientes auditivos em seu quadro de trabalhadores promovam a comunicação entre eles e os demais funcionários não surdos, além de clientes, fornecedores etc.

Como visto, a tecnologia assistiva vai além de dispositivos e recursos tecnológicos, já que ela promove a inclusão dos deficientes e auxilia em sua autonomia e bem-estar.

Gostou do artigo? Agora que você sabe o que é tecnologia assistiva, siga as páginas da SignumWeb nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn) e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário