O que é uma Startup de acessibilidade e como ela pode ajudar a sua empresa?

4 minutos para ler

Vou começar o texto trazendo o conceito de Statup de acessibilidade. Trata-se de uma empresa disruptiva, de base tecnológica que usa tecnologias assistivas para promover grande impacto social.

Para ser caracterizada como Startup de acessibilidade ela precisa trazer inovações, solucionar dores reais. Uma das características intrínsecas é a capacidade de se adaptar rapidamente às necessidades do mercado. 

Segundo dados do IBGE são cerca de 45 milhões de cidadãos, potenciais clientes ou prestadores de serviço da sua empresa, que necessitam de acessibilidade.

Vamos entender um pouco mais sobre como uma startup de acessibilidade pode ajudar?

Impacto Social promovido por Startups de acessibilidade.

Um grande desafio que uma Startup de acessibilidade enfrenta é como conseguir educar o mercado para a nova realidade. É mostrar que soluções paliativas não promovem a inclusão que desejamos. É provar que é possível oferecer soluções realmente eficientes e faturar num mercado onde historicamente predominou o assistencialismo.

Aqui na SignumWeb temos trabalhado para levar essa importante mensagem para o mercado. É essencial que perceba que não se trata de mero assistencialismo. É uma atividade que envolve dedicação em tempo integral. Afinal não foi quebrando galhos nos momentos disponíveis, que conseguimos solucionar os graves problemas que envolve a questão de acessibilidade no nosso país. É preciso investir tempo, dinheiro e energia para trazer acessibilidade de verdade para cerca de ¼ da população brasileira, com algum tipo de deficiência.

Enfim, é necessário compreender que é possível ganhar dinheiro praticando o bem, num país onde tantos fazem isso produzindo graves prejuízos, com seus impactos negativos.

Tecnologia assistiva.

As tecnologias assistivas podem alcançar pessoas com as mais diversas necessidades, enfrentadas em função de alguma deficiência. Sejam cadeirantes, cegos, pessoas daltônicas, com dislexia, com deficiência intelectual ou com surdez, como é o caso que defendemos na SignumWeb.

Existem algumas iniciativas inovadoras na área de tecnologia assistiva, inclusive algumas delas têm sido apoiadas e patrocinadas pelo governo, nas suas várias instâncias.

A SignumWeb, por exemplo, participou de processos de seleção para ser apoiada pelo Governo de Minas Gerais, através do SEED e do Governo Federal através da FINEP. Nos dois processos o desafio é levar acessibilidade para surdos, usando a tecnologia assistiva. 

Oferecer acessibilidade é a nova tendência.

Todos os empresários bem-informados sobre as novas tendências, já oferecem acessibilidade para seus clientes e colaboradores. É um caminho irreversível. Não dá para ficar de fora e ignorar as pessoas que desejam acessar seus produtos e serviços, mas não conseguem por causa das barreiras. No caso dos surdos, por causa da barreira de comunicação.

Antigamente parecia até mesmo impossível a comunicação entre um ouvinte e um surdo. Atualmente, entretanto, já é possível fazer isso de forma o mais natural possível, usando a tecnologia assistiva. Afinal, a tecnologia veio para facilitar a vida de todos, não é mesmo?

Usando a tecnologia para incluir.

Incluir faz bem para TODOS. E a tecnologia pode ajudar no processo.

Incluir é uma palavra muito usada e muito defendida atualmente. Isso porque a sociedade, de modo geral e as empresas, em particular, já perceberam que ao beneficiar as pessoas com deficiência o reflexo positivo vem sobre si mesmas.

Não estou falando somente de reconhecimento social, de fortalecimento de marca, mas sobretudo de alcance de um grande nicho de mercado. Estou falando de aproveitar talentos e de vender para essa parcela da população.

Como a sua empresa pode se adequar.

A sua empresa pode tentar resolver internamente, canalizando energia e força de trabalho, ou pode buscar soluções que já foram testadas e comprovadas. As statups de acessibilidade podem se revelar excelentes alternativas.

Conheça a SignumWeb. Você vai se surpreender como é simples oferecer acessibilidade para surdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário