O avanço da tecnologia, desde a invenção da roda até as surpreendentes criações atuais, facilitou a grande maioria das atividades humanas. Com o surgimento de potentes computadores, tudo se tornou mais simples e prático. Mas, e o surdo na era tecnológica?
A internet, por exemplo, surgiu revolucionando tudo. Permitindo interações sociais nunca antes imagináveis: como trabalhar remotamente, participar de reuniões virtuais. Fazer compras à distância, bater papo em tempo real com pessoas que estão do outro lado do mundo. Jogar, assistir a vídeos e outras infinidades de coisas. Exigindo uma adaptação que favoreceu até mesmo o desenvolvimento cognitivo da população, em especial do sujeito surdo, de quem tratamos sempre aqui em nosso blog. Embora nem todos tenham, ainda, amplo acesso à tecnologia. Ela já é considerada uma grande aliada das pessoas. Especialmente daquelas com os mais diversos tipos de deficiência.
O surdo na era tecnológica
O surdo, por exemplo, vem acompanhando com alegria a transformação e a criação de um admirável mundo mais acessível… Desde o surgimento do aparelho de amplificação sonora até o implante coclear. Ou ouvido biônico, como alguns preferem chamar. Desde o TDD (máquina de escrever, com telefone acoplado que levava a mensagem datilografada até o interlocutor), até os atuais telefones celulares onde estão instalados aplicativos. Como o WhatsApp, permitindo a comunicação por texto e imagem em tempo real.
Tudo isso vem afetando positivamente a vida dos surdos, seus estudos e seu relacionamento em todas as esferas da sociedade. Fortalecendo seu sentimento de pertencimento e elevando a sua autoestima. Já que pode se comunicar muito melhor, intermediado pelas facilidades tecnológicas. Agora, os surdos podem contar com legendas em filmes ou programas televisivos. E as janelas de Libras, em que aparece um intérprete que traz o conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais.
SignumWeb e sua tecnologia
Mas não para por aí! Nossa revolucionária tecnologia, por exemplo, permite chamar um intérprete virtual para intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes, em tempo real, sem agendamento prévio. Trata-se de um profissional com fluência comprovada em Libras, que pode estar em qualquer lugar do país, logado na plataforma SignumWeb – e com boa qualidade de internet. Sempre que uma empresa necessitar atender um cliente surdo, com um simples clique o intérprete entrará em equipamentos como computadores, tablets ou smartphones. E poderá conversar livremente com esse sujeito que não fala o português.
A era tecnológica surgiu para facilitar as relações humanas. Por que não aproveitar para construir um mundo mais acessível também aos surdos? Com a tecnologia da SignumWeb, ficou fácil para os surdos realizarem atividades como ir ao médico, consultar um advogado, registrar um boletim de ocorrência, abrir uma conta no banco, comprar uma passagem na rodoviária ou pegar um voo num aeroporto. Até mesmo fazer uma simples compra na loja da esquina. A tecnologia permite ao mercado um relacionamento com esses cidadãos, com aquilo que temos chamado de LADIS; Liberdade, Autonomia, Dignidade e Igualdade para os Surdos.
É tudo muito simples, descomplicado e com custo muito acessível. Como toda boa tecnologia, a SignumWeb promete revolucionar!
Boa tarde!
Tenho uma perda auditiva grave, uso aparelhos, mas não entendo bem as palavras.
Consigo me comunicar bem com até 3 pessoas.
Preciso de ajuda em reuniões, pois as pessoas precisam estar olhando pra mim, numa distância máxima de 1m.
O que temos na tecnologia que pode me ajudar?
A pessoa fala e eu leio em tempo real no meu computador.
Preciso de ajuda!
Magali, se você for usuária de Libras, podemos conversar melhor, para entender como a nossa tecnologia pode ajudar. Você é oralizada mas conhece a Língua Brasileira de Sinais também?