Janela de LIBRAS e closed caption/CC (legenda oculta)

Janela de LIBRAS e closed caption/CC (legenda oculta)

Embora vivamos em tempos de inclusão, palavra muito pronunciada e conceito muito defendido na atualidade, ainda permanecem os problemas quanto à acessibilidade comunicativa para os surdos no meio televisivo. A janela de LIBRAS raramente é vista na TV!

Em tempos de eleições, percebemos uma preocupação maior em disponibilizar acessibilidade para os surdos. A questão é que os candidatos, obviamente, estão interessados nos votos de todo e qualquer eleitor. Por que isso não acontece no dia a dia?

Janela de LIBRAS e closed caption/CC (legenda oculta)
Imagem: Programa Nós Todos/Secretaria de Acessibilidade UFC

Além disso, há um desconhecimento das normas de acessibilidade e nem sempre o surdo consegue acompanhar, já que algumas emissoras inserem a janela em desacordo com a padronização. Por exemplo, o contraste entre o fundo e a cor da camisa é essencial, bem como o tamanho da janela.

A igualdade de condição para surdos e ouvintes ao acesso às informações, ao lazer e à comunicação plena, proporcionado pela mídia televisiva, ainda é uma utopia. Embora esteja em vigor o direito à comunicação para todos os brasileiros (Constituição de 1988). Na prática, o surdo não se sente contemplado, resguardado… Mesmo existindo leis complementares como a lei 11652/2008, que dá livre direito à informação e à livre expressão do pensamento e da comunicação para todo cidadão brasileiro.

O descumprimento da lei é evidente. Até mesmo quando trata de temas sobre acessibilidade, a mídia televisiva não a promove! Os telejornais, por exemplo, são programas de grande audiência. Apesar de estarmos na era Google, ainda se busca muito esse meio para acessar as notícias mais atuais. E são acessíveis ao surdo? De jeito nenhum!

Janela de LIBRAS e closed caption

Alguns diriam que já existe o closed caption/CC (legenda oculta) e que já se faz largo uso da janela de LIBRAS… Sim, de fato minimizam o problema, exceto por dois motivos. O closed caption, legenda em português, atende ao surdo oralizado, que domina razoavelmente bem o português. Mas, ainda assim, às vezes confunde mais do que ajuda, pois trunca o texto e não dá conta de passar uma mensagem coerente.

A janela de LIBRAS, um grande avanço, às vezes é tão pequena que o surdo precisa enxergar muito bem para visualizá-la. Isso para um público que o canal de percepção da realidade é prioritariamente  visual! O ideal, defendido por alguns surdos, é que a janela de LIBRAS fosse de meia tela. Ainda assim, os surdos usuários de LIBRAS têm predileção por ela.

Mas elas dificilmente são encontradas na televisão, a não ser em notícias de utilidade pública ou em campanhas eleitorais, já que o voto do surdo interessa aos candidatos. A alegação sempre passa pelos custos da colocação das janelas de LIBRAS, seguida por questões relacionadas à estética.

Será que isso justifica deixar alguns milhões de brasileiros, “iguais perante a lei”, permanentemente excluídos?

 

Acessibilidade comunicativa – janela de LIBRAS

Conheça a SignumWeb você também! Oferecemos o serviço de intérprete virtual em tempo real. Confira!

 

 

Um comentário em “Janela de LIBRAS e closed caption/CC (legenda oculta)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *