Janela de Libras e closed caption/CC (legenda oculta)

4 minutos para ler

Janela de LIBRAS e closed caption/CC (legenda oculta)

Por que precisamos falar sobre janela de Libras, aquele espaço onde aparecem os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais? Precisamos abordar esse assunto porque, embora vivamos em tempos de inclusão, palavra muito pronunciada e conceito muito defendido na atualidade, ainda permanecem os problemas quanto à acessibilidade comunicativa para os surdos no meio televisivo.

A janela de Libras ainda é pouco vista na TV, especialmente em jornais informativos!

Em tempos de eleições, percebemos uma preocupação maior em disponibilizar acessibilidade para os surdos. A questão é que os candidatos, estão interessados que as suas propostas sejam conhecidas também pelos surdos e, obviamente,  nos votos de todo e qualquer eleitor E isso é normal. Mas por que essa acessibilidade  não acontece no dia a dia?

Janela de LIBRAS e closed caption/CC (legenda oculta)
Imagem: Programa Nós Todos/Secretaria de Acessibilidade UFC

Até mesmo quando são utilizadas, elas não são colocadas em espaço adequado. Além disso, há um desconhecimento das normas de acessibilidade, das regras da ABNT e nem sempre o surdo consegue acompanhar a legenda em Libras (como atualmente a janela em Libras é conhecida), já que algumas emissoras inserem a janela em desacordo com a padronização. Por exemplo, o contraste entre o fundo e a cor da camisa é essencial, bem como o tamanho da janela.

A igualdade de condição para surdos e ouvintes ao acesso às informações, ao lazer e à comunicação plena, proporcionado pela mídia televisiva, ainda é uma utopia. Embora esteja em vigor o direito à comunicação para todos os brasileiros (Constituição de 1988). Na prática, o surdo não se sente contemplado, resguardado… Mesmo existindo leis complementares como a lei 11652/2008, que dá livre direito à informação e à livre expressão do pensamento e da comunicação para todo cidadão brasileiro.

O descumprimento da lei é evidente. Até mesmo quando trata de temas sobre acessibilidade, a mídia televisiva não a promove! Os telejornais, por exemplo, são programas de grande audiência. Apesar de estarmos na era Google, ainda se busca muito esse meio para acessar as notícias mais atuais. E são acessíveis ao surdo? De jeito nenhum!

Janela de Libras e closed caption

Alguns diriam que já existe o closed caption/CC (legenda oculta) e que já se faz largo uso da janela de Libras… Sim, de fato minimizam o problema, exceto por dois motivos. O closed caption, legenda em português, atende ao surdo oralizado, que domina razoavelmente bem o português. Mas, ainda assim, às vezes confunde mais do que ajuda, pois trunca o texto e não dá conta de passar uma mensagem coerente.

A janela de Libras, um grande avanço, às vezes é tão pequena que o surdo precisa enxergar muito bem para visualizá-la. Em alguns momentos seria mesmo necessária uma lupa. Isso para um público que o canal de percepção da realidade é prioritariamente  visual! O ideal, defendido por alguns surdos, é que a janela de Libras fosse de meia tela. Como essa realidade ainda é distante, poderia- se pensar em respeitar pelo menos as regras da ABNT.

Ainda assim, os surdos usuários de Libras têm predileção pela janela de Libras. Melhor isso, que não ter nada. Mas, como foi dito,  elas dificilmente são encontradas na televisão, a não ser em notícias de utilidade pública ou em campanhas eleitorais, o que é normal, já que o voto do surdo interessa aos candidatos. A alegação sempre passa pelos custos da colocação das janelas de Libras, seguida por questões relacionadas à estética.

Será que isso justifica deixar alguns milhões de brasileiros, “iguais perante a lei”, permanentemente excluídos?

Acessibilidade comunicativa – janela de Libras

Conheça a SignumWeb você também! Oferecemos o serviço de intérprete virtual em tempo real, para lives e eventos, como também a produção de janelas de libras. Confira!

Posts relacionados