Surdos na era digital: quais os benefícios que a tecnologia proporciona?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Atualmente, diversos tipos de tecnologias têm auxiliado os surdos na era digital, facilitando significativamente a superação das barreiras de comunicação com os ouvintes e contribuindo diretamente para a inclusão social.

A acessibilidade, portanto, permite que as pessoas naveguem, entendam e interajam com qualquer indivíduo, principalmente por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.

Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre a importância da tecnologia para promover a participação dos surdos na era digital. Continue a leitura e confira!

Como inserir os surdos na era digital?

Hoje em dia, existem algumas alternativas que possibilitam que a acessibilidade digital seja uma realidade para as pessoas surdas. Diversos aplicativos, como os de videochamadas e mensagens, permitem que o indivíduo interaja com os ouvintes e melhore como um todo a forma de se comunicar.

É fundamental, portanto, que as empresas prestem cada vez mais atenção a esse ponto, principalmente para integrar adequadamente os colaboradores surdos ao restante da equipe de trabalho. Uma boa dica é investir em tecnologia assistiva e em outras ferramentas que facilitam o acesso dos usuários às funcionalidades dos recursos em sites, aplicativos e plataformas.

Quais são as vantagens da acessibilidade digital?

Sem dúvidas, a grande vantagem de promover a acessibilidade digital é ter a possibilidade de superar as barreiras presentes na comunicação entre ouvintes e surdos. Isso porque ela é uma maneira de levar a informação para todos os indivíduos que têm algum tipo de limitação física.

Além disso, a acessibilidade digital também permite o crescimento de diferentes negócios, sendo uma maneira de agregar mais valor à marca no mercado. Com a ampliação e a diversificação do público, as organizações tendem a atingir vantagem competitiva, atendendo quem é excluído ou tem dificuldade com as ferramentas da nova era virtual.

Isso é especialmente positivo para lojas e sites de compras on-line, que podem ter maior alcance e interação com as pessoas, independentemente da capacidade visual, auditiva e intelectual. Isso representa maior exposição da marca, principalmente entre os consumidores surdos ou que apresentam outros tipos de necessidades especiais.

Como as empresas podem utilizar a tecnologia a favor da inclusão?

O mais indicado é que as empresas invistam em tecnologia assistiva, considerando cada usuário e sua condição. Os surdos, por exemplo, não conseguem acessar conteúdos em áudio e, nesse caso, o ideal é transmitir as informações por meio de vídeos com legendas e a transcrição dos textos em Libras.

Atualmente, as companhias também podem utilizar a tecnologia a favor da inclusão com a solução da SignumWeb. A plataforma permite que intérpretes virtuais realizem a mediação da comunicação entre surdos e ouvintes, em tempo real e sem agendamento prévio. Ou seja, o recurso oferecido pela SignumWeb contribui significativamente para a melhoria do relacionamento da sociedade com os cidadãos surdos e desses com e as diferentes marcas presentes no mercado.

Inserir os surdos na era digital é, sem dúvidas, uma necessidade mais do que urgente. As empresas ganham muito com isso, uma vez que terão mais consumidores e aumentarão o leque de possibilidades para o negócio. Atendendo a um público historicamente e ainda nos dias de hoje excluído, a corporação terá mais visibilidade e fortalecerá sua imagem como socialmente responsável

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e assine a newsletter do blog para receber todas as novidades da SignumWeb diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário