diversidade nas empresas diversidade nas empresas

Afinal, quais os benefícios da diversidade nas empresas?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Vejo cada dia mais uma preocupação sobre a responsabilidade social e diversidade nas empresas. Isso é excelente não só do ponto de vista humanitário e inclusivo, como também é muito importante quando falamos de estratégia de marketing social ou de branding da marca. Além disso, investir em diversidade pode trazer diversos benefícios para seu negócio.

Com um mundo cada vez mais inclusivo e preocupado com questões sociais, não é possível manter uma estrutura organizacional que falha em atender o anseio do consumidor em se relacionar com uma marca responsável e adequada a esse novo padrão. Por isso mesmo, a acessibilidade, o respeito, a colaboração e a inclusão estão se tornando também valores de mercado.

Dentro do âmbito da própria empresa, essa mudança cultural também traz vantagens. Veja, na continuação do meu artigo, os principais benefícios que seu negócio tem a ganhar ao trabalhar a diversidade na empresa.

Estimula o debate

Ao se tomar uma atitude em prol da diversidade, as empresas passam a ter todo tipo de contato com os mais diferentes consumidores e também a contratar para suas equipes pessoas com deficiência. Isso serve como estímulo para encontrar na diferença com o outro um nível de respeito mais alto e conseguir debater ideias distintas a partir de outras perspectivas de vida.

Dentro das empresas, isso pode ser essencial para criar zonas possíveis de lidar com o pensamento do outro dentro de regras de convivência, respeito e tolerância que façam emergir o melhor de cada colaborador. O estímulo ao debate saudável em um ambiente inclusivo faz com que seja possível compartilhar experiências e conhecimento, agregando valor à sua equipe.

Auxilia na criatividade

A diversidade e inclusão mostra que é preciso melhorar a acessibilidade e tomar cuidados que antes não eram tão fáceis de ser identificados. Isso exige adaptações e uma boa dose de criatividade das empresas para lidar com essas novas formas.

Exemplos disso são programas e softwares de acessibilidade para pessoas com deficiência física, surdos, cegos e outros, novos apps que auxiliam na comunicação e outras formas de trabalhar a inserção e inclusão nas empresas, sejam entre os próprios funcionários como em relação ao público.

Facilita a comunicação

O uso da tecnologia, em especial, tem facilitado a diversidade nas empresas em relação à comunicação. Considero esse um dos fatores mais importantes, pois a falha na comunicação, seja interna ou com o cliente, é um dos grandes problemas que um negócio enfrenta.

Quando as empresas usam de meios comunicacionais eficientes ou implementam uma política de inclusão que passa por eles, é possível aumentar a produtividade e ampliar o mercado de atuação. Um grande exemplo disso é o uso Lingua Brasileira de Sinais, ou LIBRAS, para melhorar a comunicação com pessoas surdas.

Na minha experiência trabalhando com diversidade nas empresas, vejo que a implementação de recursos e adesão de uma política de inclusão não só é útil para a imagem social da marca, mas também tem se mostrado uma forma melhorar as equipes ao contratar pessoas com deficiência que são profissionais muito qualificados e expandir o mercado para este público.

Descubra mais sobre as vantagens que sua empresa pode ter ao investir na inclusão social e meios de comunicação eficazes. Curta a página do Facebook, siga no Instagram, acompanhe o canal do YouTube e adicione no LinkedIn!

Posts relacionados

3 thoughts on “Afinal, quais os benefícios da diversidade nas empresas?

Deixe um comentário