O que uma empresa acessível agrega de valor?

3 minutos para ler

A sua empresa é acessível? Se a resposta for positiva, a sua empresa está preocupada em acolher a diversidade e já cumpre os demais requisitos para que seja considerada uma empresa socialmente responsável.

Investir em acessibilidade não é só uma questão de adequação à legislação. A inclusão social é uma bandeira que precisa ser levantada não apenas por governos, também é importante ser trabalhada por empresas que desejam inovar em um mercado cada vez mais competitivo. Sendo assim, clientes e colaboradores com alguma forma de deficiência precisam ser acolhidos com igual atenção, qualidade e respeito prestado aos demais.

Para exemplificar, convido à uma reflexão: onde um grupo de pessoas contendo um familiar surdo ou com qualquer outra deficiência irá jantar? Certamente escolherá um estabelecimento acessível e não um outro ambiente, onde um dos seus membros estará deslocado.

Num mercado tão complexo para contratação e retenção de bons profissionais, onde um talento vai buscar trabalhar? Numa empresa verdadeiramente inclusiva e acessível ou numa empresa comum?

Continue a leitura e entenda o que quero falar sobre isso.

Empresa acessível trilha o caminho da responsabilidade social.

Trilhar o caminho da responsabilidade social deixou de ser uma opção. Agora se trata de condição medida e pesada na hora da escolha de um grupo de consumidores cada vez maior. Uma empresa que se negar a trilhar esse caminho, que escolher fechar seus olhos com relação à responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG), poderá estar fadada a um desempenho tímido. O mercado mudou e não aceita posturas que contrariem os interesses sociais.

Dessa forma uma empresa moderna, que acompanha de perto as tendências de mercado, também é uma empresa acessível a todos. O valor agregado é incalculável, visto que se torna referência, modelo a ser elogiado, defendido, indicado. Há um trabalho a ser feito, e o passo mais importante é o primeiro.

Uma empresa cidadã é inclusiva.

Uma empresa cidadã tem compromisso firmado com a responsabilidade social e se torna agente de verdadeira mudança social e cultural. A partir daí vai sendo reconhecida como empresa que contribui ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A responsabilidade social está relacionada com a ética nas decisões. Certamente que as boas decisões se refletem nos produtos e serviços que produz e oferta ao mercado. O poder da decisão, promoção e influência de consumo nunca esteve tão nas mãos dos consumidores do que nos tempos atuais. Você concorda?

Empresa acessível aos surdos ajuda a retirar as barreiras de acesso.

Empresas socialmente responsáveis não só cumprem suas obrigações legais como vai além. Acolhem de verdade todas as pessoas, removendo as barreiras que atrapalhariam o acesso. O reflexo disso é imensurável.   Assim, quem aposta em responsabilidade social além de conquistar mais clientes, passa a usufruir dos benefícios advindos do respeito da sociedade.

Esse é o caso dos surdos. Eles fazem parte de um nicho de mercado historicamente ignorado. Entretanto agora vem atraindo o interesse tanto como consumidores quanto como influenciadores.

Se você deseja navegar por esses mares, mas não sabe como fazer para incluir os surdos, podemos ajudar. Entre em contato conosco. Será um prazer contribuir para tornar a sua empresa acessível para essa parcela da população. De forma rápida e tecnológica sua empresa pode verdadeiramente ser acessível em menos de 2 semanas.

Posts relacionados

Deixe um comentário