Falta acessibilidade nas empresas: quais os prejuízos possíveis?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ainda há muito a ser feito para acabar com a falta de acessibilidade nas empresas. Por isso aproveitamos para lembrar quais são os prejuízos possíveis para empresas que não praticam a acessibilidade.

As pessoas com deficiência têm o direito de se locomover e interagir como qualquer um. Entretanto, embora algumas organizações estejam se conscientizado da importância de adaptar seus espaços para que todos possam acessá-los de forma independente, ainda é preocupante a falta de acessibilidade nas empresas.

A Lei nº 13.146/2015, também chamada de Lei Brasileira de Inclusão (LBI) ou Estatuto da Pessoa com Deficiência garante, por exemplo, os direitos das pessoas surdas com relação à educação, ao transporte e à saúde, entre outras coisas. Deixar de cumprir essas determinações pode resultar em problemas bem sérios.

Assim, separamos para você algumas informações que mostram as consequências da falta de acessibilidade nas empresas. Continue a leitura para entender bem o assunto!

Pagamento de multas

A LBI prevê o pagamento de multas como punição por crimes ou infrações relacionadas com a discriminação à pessoas com deficiência.

Visto que o valor dessas multas não está especificado, cabe ao juiz determinar qual será o montante da indenização, de acordo com o que ele achar adequado, levando em conta o tamanho do prejuízo causado tanto para a vítima quanto para a sociedade.

Essas multas podem ser aplicadas por falta de adaptação do espaço físico, quantidade insuficiente de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores, falta de acessibilidade nos canais de comunicação, bem como algum possível comportamento preconceituoso.

Perda da reputação

O consumidor evoluiu e hoje ele não está interessado só em preço. Por incrível que pareça, ele também não está pensando só no produto ou no serviço adquirido. Além disso, embora a qualidade do atendimento seja muito importante, não é só isso que o consumidor quer.

Cada vez mais pessoas têm levado em conta a filosofia praticada pelas empresas, dando preferência àquelas que praticam a responsabilidade socioambiental, mesmo que isso envolva pagar um preço mais alto.

Isso faz da responsabilidade social algo essencial para as empresas. Deixar esse elemento de lado certamente resulta em uma imagem negativa perante a sociedade, o que leva à diminuição das vendas e o enfraquecimento do negócio. Dessa forma, é importante garantir que a companhia atue sempre de acordo a LBI, oferecendo acessibilidade.

Perda de clientes

Se sua empresa não é acessível a pessoas com deficiência, elas simplesmente não podem entrar para fazer negócios. A falta de acessibilidade pode ser física, como é o caso da falta de rampas para o acesso dos cadeirantes.

Mas essa limitação também pode acontecer na comunicação, quando um surdo está em uma loja, por exemplo, e não há alguém que conheça Libras a fim de oferecer um bom atendimento. Assim, como se não bastasse a falta de responsabilidade social, o estabelecimento ainda perde oportunidades de venda.

Conforme você viu neste artigo, a falta de acessibilidade nas empresas pode levar a consequências muito graves. Por isso, é importante oferecer acesso, por exemplo, às pessoas com mobilidade reduzida. Outra aplicação da lei se refere à interação com os surdos por meio da Libras, de forma que eles sejam bem atendidos como clientes e bem tratados como colegas de trabalho.

Já que o assunto é acessibilidade, quer saber como a tecnologia pode ajudar na interação com os surdos? Leia o artigo “Era tecnológica: o surdo e a acessibilidade comunicativa”.

Posts relacionados

Deixe um comentário