Especialista em acessibilidade: o que é e como ele pode ajudar sua empresa?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Porque é indicado que as empresas contratem um especialista em acessibilidade? Desde a implantação da Lei de Acessibilidade as empresas vêm se ajustando às normas e aos critérios para admitirem pessoas com deficiência. Contudo, muitas vezes esbarram no desconhecimento.

Este profissional prestará uma consultoria direcionada conforme a sua necessidade, para que o negócio se torne acessível aos empregados e clientes que têm deficiência, dependendo do caso. No entanto, dentro desta especialidade há diversos tipos de serviços e produtos. Continue a leitura para saber mais a respeito. Vamos lá?

Veja a importância da acessibilidade para vencer as barreiras da comunicação

É bom salientar que há variados tipos e graus de deficiência e o especialista em acessibilidade ajudará nas adaptações, que devem ser personalizadas, e favorecerá o conhecimento das principais dificuldades das PCDs (Pessoas com Deficiência) que você vai contratar ou atender.

Os deficientes físicos e usuários de cadeiras de rodas, por exemplo, vão precisar circular pelo ambiente, logo necessitarão de rampas, corrimão, banheiros e mesas adaptados.

Já, os surdos necessitarão de um intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais profissional e fluente nessa língua, visto que terão de entender os assuntos que serão abordados em uma reunião ou em outro tipo de conversa ou abordagem de venda dos seus produtos e serviços. Isto permite a acessibilidade comunicacional.

Por outro lado, o deficiente visual requererá pisos táteis e instrumentos de trabalho de acordo com o grau de sua deficiência.

Os empresários têm que entender que existe uma pluralidade de dificuldades, logo, o negócio pede uma estrutura de acordo com o tipo e nível de deficiência dos empregados ou clientes com objetivo de oferecer acesso igualitário.

Saiba o que é um especialista em acessibilidade

O especialista em acessibilidade é um profissional que detém o conhecimento para orientar as empresas nas escolhas corretas e conscientes de acessibilidade. Evitando, assim, perda de tempo e de dinheiro no momento de adequar o local de trabalho para receber trabalhadores ou clientes deficientes. Esta profissão, contudo, tem especialistas em diversas áreas como:

  • políticas para contratar pessoas com deficiência;
  • treinamento de gestores;
  • acessibilidade para os colaboradores ou para os clientes;
  • alterações no ambiente de trabalho etc.

Primeiramente, ele faz um diagnóstico do lugar para avaliar o que precisa ser mudado e de que maneira será realizado, seguindo as diretrizes da Lei de Acessibilidade.

Entenda como o especialista em acessibilidade pode ajudar na prática

O especialista em acessibilidade explicará aos empreendedores quanto à legislação e suas determinações relacionadas a acessibilidade. Também ajudará a fazer listas de afazeres partindo do diagnóstico e das leis, ainda, manuais para serem seguidos por todos.

Assim, priorizará as ações a serem realizadas por seu grau de importância. Além de indicar produtos e serviços qualificados que se ajustem ao seu orçamento. Como também, recomendará outras mudanças dentro da área de acessibilidade para trazer mais garantias ao seu negócio e ao bem-estar dos empregados e clientes PCDs.

Antes de tomar qualquer atitude é necessário conhecer as barreiras de acessibilidade e identificar o que precisa ser adaptado. Não faça as mudanças sem a orientação de um especialista em acessibilidade, pois ele tem expertise para o serviço.

Além disto, a sua inexperiência pode provocar prejuízos financeiros, estruturais e, ainda, sua empresa correrá risco de ser multada pela fiscalização, por não ter realizado as adequações dentro dos critérios exigidos pela legislação.

Conseguiu entender porque o especialista em acessibilidade é importante dentro da empresa? Agora, aproveite para aperfeiçoar seus conhecimentos assinando nossa newsletter. Assim, poderá receber artigos tão relevantes quanto este na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Deixe um comentário