Dia Nacional do Surdo: entenda por que essa data é tão importante!

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Em 26 de setembro, comemoramos o Dia Nacional do Surdo. Apesar de ser importante que as ações em prol da inclusão sejam feitas todos os dias, a data nos lembra as dificuldades pelas quais essas pessoas passam e o porquê de lutarmos tanto a favor da promoção de mais funcionalidades.

Os surdos sentem as diferenças na pele desde a infância ao notarem as barreiras que precisam superar tanto na escola quanto nas diversões. Cursar uma faculdade também é um problema, já que praticamente não há acessibilidade.

No mercado de trabalho, o obstáculo é ainda maior, já que além da dificuldade da formação superior, poucas empresas estão prontas para recebê-los e estabelecer uma comunicação clara.

Os impedimentos são muitos, mas, felizmente, existem ações que ajudam a facilitar a participação dessas pessoas na sociedade. Veja abaixo as principais que separamos para você.

Projeto Surdo Cidadão

Foi desenvolvido pelo Instituto Consultor Social com a finalidade de apresentar o mercado de trabalho para surdos. A ação visa promover a acessibilidade, já que essas pessoas necessitam da comunicação por Libras para acessarem direitos e oportunidades.

O projeto trabalha, de forma gratuita, com animações que mostram a rotina de um surdo em um ambiente empresarial. Com isso, as pessoas podem imaginar como é viver nessa situação, desenvolver mais sensibilidade e aumentar sua responsabilidade social.

TV para surdos

É um projeto de lei, que tramita no Congresso Nacional, para tornar obrigatória a inclusão de uma emissora que atenda aos telespectadores surdos na grade das distribuidoras de sinal de TV.

Tal canal, existente apenas em plataformas digitais, é o TV INES, apoiado pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Funciona 24 horas e conta com programações de educação, entretenimento e jornalismo, sempre usando a Libras como comunicação oficial e legendas em português.

Os programas são ricos, com boletins informativos, e podem ser vistos por qualquer um que não tenha a deficiência. Além disso, parte da equipe de apresentadores e produtores é composta por surdos.

Inteligência artificial

Contamos, no mercado, com aplicativos de inteligência artificial que fazem tentativas de tradução de Libras, o que aumenta a facilidade de compreensão entre surdos e não-surdos. São alternativas que buscam facilitar a comunicação, mas que ainda precisa evoluir para que a interação se dê com eficiência em tempo real.

SignumWeb

Não podíamos falar do Dia Mundial dos Surdos sem citar a proposta da startup que possibilita mais acessibilidade. A SignumWeb é uma plataforma de videoconferência, que pode ser usada para comunicação com clientes e colaboradores surdos. A ideia é promover acessibilidade e autonomia, além de privacidade, já que não há necessidade do surdo levar consigo um parente ou amigo que saiba Libras.

Por meio do recurso é possível realizar consultas médicas, entrevistas de emprego e utilizar diversos serviços, como os de bancos, lojas, rodoviárias, aeroportos, entre outros. A utilização é segura por não reter informações, e é prática, já que a intermediação acontece em tempo real.

Os intérpretes entram virtualmente assim que são chamados. Além disso, eles contam com experiência comprovada, são reconhecidos pelo MEC no Prolibras ou equivalentes e também assinam termo de confidencialidade da profissão, sendo sujeitos a penalizações do código de ética de intérpretes.

Além de possibilitar uma comunicação melhor e gerar inclusão, a plataforma proporciona o fortalecimento da imagem de empresa socialmente responsável.

O Dia Nacional do Surdo serve para nos lembrar da importância de promover ações inclusivas diariamente nas empresas. Sendo assim, o que você tem feito para propiciar mais responsabilidade social?

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a oportunidade e entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais sobre a SignumWeb.

Posts relacionados

2 thoughts on “Dia Nacional do Surdo: entenda por que essa data é tão importante!

Deixe um comentário