Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, existem cerca de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil e, dentro desse total, mais de 2 milhões apresentam a limitação auditiva severa.
Os profissionais surdos enfrentam diversas dificuldades no mercado de trabalho,
A notícia boas é que algumas empresas estão se preparando melhor para recebê-los.
Por essa razão, mostraremos alguns problemas que a comunidade surda vem enfrentado para conseguir se inserir no mercado de trabalho e de qual maneira você pode contribuir para reverter isso. Venha conosco!
Veja algumas dificuldades para os surdos no mercado de trabalho
Muitos surdos, embora aptos para trabalhar, ficam à margem das empresas e desfrutam de poucas oportunidades de crescimento profissional. Explicamos abaixo como isso acontece:
Inserção no mercado de trabalho
A primeira dificuldade é justamente o percentual de pessoas com deficiência que as empresas precisam contratar. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBP), as empresas devem ter entre 2% a 5% do seu quadro de funcionários composto por pessoas com deficiência.
No entanto, infelizmente as empresas optam por outros tipos de deficiências, uma vez que consideram inviável a comunicação com os surdos.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Comunicação com os colegas ouvintes
É importante salientar que existem formas eficazes de superação da barreira de comunicação entre surdos e ouvintes, para resolver outra grande limitação, que é o diálogo com os integrantes da equipe. É preciso encontrar essas formas. Afinal, muitos surdos se isolam porque não conseguem expressar-se ou serem entendidos de forma clara pelos colegas de trabalho. E não precisa ser assim.
Além disso, essa falta de comunicação atrapalha o próprio desenvolvimento da instituição contratante, que não aproveita todo a capacidade produtiva desse prestador de serviços. E do colaborador surdo, que não consegue ser percebido com grande potencial pelas empresas.
Mesmo com a lei em vigor, a acessibilidade ainda precisa de alguns ajustes, sobretudo para que as empresas abraçarem essa causa na prática.
Escolaridade baixa
Pelas limitações que a surdez impõe e mesmo a falta de oportunidade, não são todos os surdos que conseguem dar continuidade aos estudos.
Paralelo a isso, temos o problema das escolas não estarem preparadas para recebê-los e a quantidade de professores que dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é escassa.
Essa realidade também vem sendo rapidamente revertida.
Entrevista de emprego superficial
Outra coisa que vem melhorando é a entrevista de emprego, hoje realizada com a presença de intérpretes de Libras.
Infelizmente, durante muito tempo, a falta de intérpretes comprometia a compreensão e a identificação de competências e habilidades dos surdos nas entrevistas de emprego.
Muitos recrutadores não se sentem aptos principalmente por não ter domínio da Libras, o que torna um dificultador na hora de contratar pessoas surdas, e quando isso ocorre, eles podem fazer a contratação apenas para cumprir a cota estabelecida pela lei.
Saiba como você pode fazer a diferença
Uma forma de começar a mudar as coisas em sua empresa é criar comitês inclusivos com o propósito de apoiar a diversidade, a inclusão e a interação de profissionais ouvintes e não ouvintes nas organizações.
O ideal é que esses comitês, preferencialmente, sejam formados por profissionais de recursos humanos. Eles são especialistas em descobrir as competências e habilidades e realizar a destinação de tarefas conforme o perfil do surdo.
Vemos que os desafios são grandes e embora a lei esteja em vigor, muitas melhorias precisam ser implementadas. De fato, a primeira grande mudança é na mentalidade, para conseguir captar as dificuldades e oferecer um ambiente mais propício para o desenvolvimento do surdo.
Visando auxiliar os surdos no mercado de trabalho, você já pensou em contar com intérpretes de Libras para facilitar a comunicação na sua empresa? Acesse o nosso site e saiba mais sobre as nossas soluções de acessibilidade.
Eu interpretar libras surdo pessoa
Você interpreta ou precisa de intérprete?
Boa noite!!
Olá meu nome é Guilherme (Deficiência Auditivo – PCD), gostaria de uma oportunidade de emprego, Design Gráfico, Assistente de produção, Auxiliar de Estoque e Auxiliar Administrativo, Empacotador, Promotor de Alimentos.
Agradeço a atenção e aguardo retorno,
Guilherme
Boa noite Guilherme. Que pena… no momento não estamos contratando. Desejamos boa sorte para você.
Muitas barreiras os surdos precisam enfrentar no mercado de trabalho. Encontrei ótima oportunidade para os surdos.
Curso ensina em Libras ganhar dinheiro em casa
https://bit.ly/Surdo-afiliado-curso
Sim