BBB Inclusivo para Surdos.

3 minutos para ler

O novo BBB – Big Brother Brasil, já está iniciando a terceira semana. Como sempre, surgiu uma grande expectativa quanto aos novos participantes desse famoso reality show. Fiquei aqui pensando… será que teremos um BBB inclusivo dessa vez?

A inclusão de surdos prevê o uso de legendas para surdos oralizados e da Língua Brasileira de Sinais para surdos sinalizadores. Essa língua está sendo cada vez mais utilizada na sociedade e na mídia. Libras realmente chegou para ficar e está presente no imaginário da nossa população. Afinal, já é comum assistir alguns programas de TV ou propagandas, especialmente as eleitorais, com a janela de Libras. O objetivo é a inclusão dos surdos na comunicação.

Leia o texto para entender o que o BBB tem a ver com isso tudo

.

Polêmica envolvendo Libras no BBB.

Em abril de 2021 Thaís, uma a ex-participante do Big Brother Brasil provocou indignação da comunidade surda ao simular uma conversa em Libras com o seu amigo Gil do Vigor.

Houve manifestação por parte de surdos e das entidades de classe dos profissionais intérpretes de Libras. Foi até mesmo criado um abaixo assinada repudiando a atitude desrespeitosa da “Sister” para com a língua Brasileira de Sinais.

Alguns provavelmente também se lembram da polêmica gerada pelo tema da redação do ENEM 2017, quando os alunos precisaram discorrer sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Como as questões relacionadas com a surdez ainda não eram tão difundidas, foi registrado um histórico aproveitamento negativo na redação.

Entretanto pudemos comemorar um efeito colateral benéfico, que foi uma corrida posterior para entender as necessidades específicas desses alunos. Além disso foi possível entender que Libras não tem a ver com Libra, um dos signos do zodíaco, como alguns alunos citaram na redação.

Foi assim que o Brasil passou a conhecer mais sobre o surdo e sua língua.

Porque não um surdo(a) no novo BBB?

Para desmistificar a questão, fiquei pensando que a direção do programa poderia convidar um participante surdo. Afinal, Temos no programa representantes dos negros, que levantam a necessária discussão sobre as questões raciais e pessoas da comunidade LGBTQI+ para provocar discussão referentes à sexualidade.

Não seria mesmo a hora de chamar pessoas com deficiência, aí incluído o surdo? Quem sabe pensem nisso para os próximos programas.

Uma intérprete de Libras no Big Brother Brasil

Mas agora finalmente teremos uma participante que poderá falar adequadamente de Libras e em Libras no programa.  Trata-se de Jessilane Alves. Ela é pós-graduada na Língua Brasileira de Sinais, já atua como intérprete de sala de aula para acompanhar alunos surdos e continua sua formação como intérprete dessa língua ainda tão desconhecida. A escolha da baiana Jessilane, 26 anos, professora de biologia, moradora de Valparaíso de Goiás. A entrada dela no programa criou na comunidade surda a expectativa de que ela use positivamente esse momento e espaço privilegiado para ajudar a difundir a língua dos surdos e promover o respeito pela comunidade surda brasileira. É uma excelente oportunidade. A SignumWeb está na torcida.

Posts relacionados

2 comentários em “BBB Inclusivo para Surdos.

  1. Oii eu sou luana surda autivo eu tenho falcudade dimplo processo ecnologia gerências tenho trabalho producao de auxiliá matte leao chá 4 anos .eu moro em Curitiba.eu quero interresse bbb eu amo muito

    1. Olá, boa noite. Sou de arquitetura. Tenho interesse o bbb, eu sou surdo se pode participar ? Se pode agradecer e vou fazer inscrição do bbb23?

Deixe um comentário