Intérprete de Libras na minha empresa?

4 minutos para ler

A presença do intérprete de Libras na sua empresa é essencial, quando o assunto é acessibilidade para pessoas surdas.  E isso pode agregar valor aos seus negócios porque, além de atrair uma mão de obra que pode atender muito bem as suas necessidades de produção, também atrairá esse público consumidor para seus produtos e serviços.

De acordo com o último senso, este público é de aproximadamente 10 milhões de surdos. E se contarmos que seus familiares e amigos também valorizarão uma marca ou empresa que se importa com a acessibilidade deles, podemos dizer que sua empresa atrairá mais de 40 milhões de novos clientes.

Além disso, ao se posicionar como empresa que acolhe os surdos, sua imagem como empresa acessível, será fortalecida pois no mundo moderno empresas socialmente responsáveis são mais valorizadas

Para implementar ações de acessibilidade aos surdos, convido você a ler o texto até o final. Daí será possível entender as vantagens dessa ideia.

intérprete de Libras presencial.

Se você perguntar a um surdo como ele gostaria de ser atendido certamente a resposta é: com intérprete presencial. Entretanto não temos número suficiente de profissionais com formação reconhecida pelo MEC, capazes de atender à crescente demanda.

Algumas empresas tentam solucionar o problema treinando alguns colaboradores na língua de sinais, para logo depois perceber que ninguém se torna fluente numa língua apenas participando de treinamento de alguns meses.

E já que manter intérpretes de Libras ociosos aguardando que um surdo necessite de interação se torna inviável, a lei permite o uso de plataformas que disponibilizam virtualmente esses profissionais.

Intérpretes de Libras Virtual.

Esse profissional pode atuar de forma remota, transformando suas reuniões, suas lives, suas redes sociais totalmente acessíveis ao público surdo. Um mesmo intérprete, atuando virtualmente, poderá atender tanto internamente nas interações com servidores surdos, quando nos seus pontos de vendas, quando surgir um consumidor com esse tipo de deficiência.

Mas você poderia perguntar da possibilidade de usar Avatar para cumprir essa função de tornar a sua empresa acessível ao público surdo. Entretanto é necessário entender os prós e os contras.

Diferença da atuação do intérprete de Libras humano e o avatar.

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens com o uso do AVATAR. A principal vantagem, é que já estará é oferecendo algum tipo de acessibilidade. Afinal, usar o avatar é melhor que não ter nada a oferecer.  

A principal desvantagem é que a inteligência artificial ainda não consegue captar as nuances da língua, suas metáforas, suas ironias, suas mensagens entrelinhas. Por enquanto só a mente humana consegue esse nível de abstração.

Sendo assim somente os intérpretes humanos dão conta de adaptar o conteúdo, evitando uma interpretação literal que pode confundir ou transmitir uma mensagem totalmente equivocada e até inversa daquela desejada pelo texto original.

Isso é muito sério e pode gerar desinformação até mesmo perigosa para a integridade do sujeito surdo.

Reconheço o fato de que o avatar pode ser usado em algumas situações, especialmente no que se refere à tradução de textos prontos. Entretanto é preciso levar em conta a opinião dos surdos. 

É conhecida a reclamação de surdos alertando que não entenderam a escolha linguística do avatar, que por vezes compromete totalmente o contexto.

Diante dessas questões, como resolver?

Na nossa equipe contamos com mais de 170 intérpretes de libras devidamente formados, avaliados pelo nosso CEO (que é surdo) e prontos 24 horas para atender às demandas dos nossos clientes.

A nossa solução é a mais completa tecnologicamente falando. Porém sugerimos que faça um teste com clientes surdos, usando a tecnologia de AVATAR e a tecnologia SIGNUMWEB. Pergunte para ele com qual ele teve maior facilidade de entendimento. Os surdos são os mais interessados e poderão entregar a informação mais sincera que você poderá receber.

Vamos escutar os surdos?

Posts relacionados

Deixe um comentário