A importância da prática da Agenda ESG, na sua empresa.

4 minutos para ler

Já parou para pensar na importância da prática da Agenda ESG, na sua empresa? Essa sigla, que em inglês significa: Environmental, Social and Governance. Afinal, pode ser traduzida para o português como ambiental, social e governança. Ela tem sido muito discutida e praticada nos últimos anos, pelas empresas que são mais humanizadas e querem proporcionar a inclusão.

De fato, as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa determinarão todo o seu futuro no ambiente corporativo.

Continue a leitura e entenda mais sobre isso.

A prática da agenda ESG determina a grau de responsabilidade de uma empresa.

Uma empresa que deseja ser reconhecida e valorizada no mercado não pode ignorar as práticas definidas como ESG na sua administração. Isso envolve desde a produção até a distribuição de seus produtos e serviços.

Nessas boas práticas estão incluídos a preocupação com o bem-estar dos seus colaboradores, com a adequada proteção do meio ambiente, com a saúde financeira das suas transações, incluindo até mesmo o lucro dos seus acionistas.

Uma agenda ESG para sua empresa.

Essa agenda, quando praticada pela sua empresa, é um indicador de segurança. Isso tem sido buscado por investidores e consumidores na atualidade. Dessa forma é a existência de uma consolidada agenda de ESG que definirá a sustentabilidade da sua empresa.

 A confirmação da existência dessa agenda atrairá investidores sérios para a sua empresa. Afinal eles querem lucrar, mas também querem entender se a sua empresa investe em questões ambientais, sociais e de governança.

O consumidor, por outro lado, aplaude as empresas socialmente responsáveis e boicotam aquelas que não desenvolvem ações previstas na Agenda ESG. De que lado é melhor ficar?

Entenda melhor o que significa a prática de ESG.

A letra “E” de Enviromental se refere às práticas relacionadas com a conservação do meio ambiente. Isso envolve a correta utilização da água, o controle da poluição do ar, o controle de emissão de carbono na atmosfera. Também está relacionado ao desmatamento e ao aquecimento global.

O “S” de Social, tem a ver com a maneira como a sua empresa lida com os recursos humanos, com seus prestadores de serviço, com a comunidade onde está inserida. Dessa forma, sua empresa deve ser inclusiva, acolher e respeitar a diversidade, incluir e promover equidade para as pessoas com deficiência. Além disso deve respeitar a legislação trabalhista, rejeitar mão de obra infantil e/ou escrava, por último, e não menos importante, ela deve empreender todo esforça necessário na proteção de dados, conforme a legislação em vigor.

O “G” é uma referência à Governance. Essa governança é o termômetro que afere o grau de ética nas suas condutas corporativas, nas relações internas e externas. É a forma como a empresa leva em conta as necessidades de todos os envolvidos. Essa prática prevê, por exemplo, a existência e a boa condução de um canal onde é possível registrar insatisfação ou denúncias.

A prática ESG e a nova geração de consumidores.

As novas gerações de consumidores estão mais atentas ao posicionamento e comprometimento das empresas com questões ambientais e sociais.

Se o assunto são a nova geração de consumidores, quanto mais engajada com causas importantes para o bem geral da população, a sua empresa estiver, mais relevante ela se apresentará a este público

Tais empresas conquistam credibilidade porque não se envolvem em escândalos. Não tem seu nome vinculado à corrupção, a vazamento de dados, a maus tratos humanos ou a desastres ambientais.

Como a SignumWeb pode contribuir para que sua empresa pratique ESG.

Por tudo que vimos, foi possível entender que para acolher a diversidade a empresa precisará  receber adequadamente os cidadãos surdos, seja como prestador de serviço ou como consumidor. Essa tem sido uma tarefa que as empresas classificam como difícil. Isso por se tratar da existência de uma barreira comunicacional.

Para remoção das barreiras arquitetônicas, por exemplo, já existe investimentos.  Entretanto a tecnologia chegou para ajudar em vários aspectos, incluído a acessibilidade comunicativa para os cidadãos surdos,

Existem plataformas de intérpretes de Libras capazes de resolver o problema de forma descomplicada.  Sua empresa pode se adequar facilmente e a SignumWeb pode contribuir nesse processo. Seja no momento de uma entrevista de emprego com um candidato surdo, seja no treinamento ou demissão. Assim também será possível oferecer um atendimento adequado ao cliente surdo que deseja consumir seus produtos e serviços.

Posts relacionados

Deixe um comentário