Parabéns para as mães surdas e para as mães ouvintes.

4 minutos para ler

No Dia das Mães, segundo domingo de maio, desejamos parabenizar as mães surdas ou ouvintes. Na verdade, queremos parabenizar todas as mulheres. Porque, ainda que faça a opção de não exercer a maternidade, toda mulher já nasce um pouco mãe.

As mulheres foram abençoadas com potencial de gerar outra vida dentro do seu corpo, uma vida literalmente dentro da sua vida. Sim, você pode argumentar que a maternidade é uma opção, que a mulher será o que ele quiser ser. Tudo bem, concordamos com isso. Só não dá para negar o seu aparato biológico.

O homem também tem o potencial de gerar vida. E é óbvio que precisamos de uma ajudinha do homem para isso. Mas nenhum homem carregará dentro de si um bebê, durante 9 meses. Esse é um privilégio da mulher. É nesse sentido, é sob esse aspecto que defendemos que a mulheres são tão especiais.

Continue lendo…

As mães surdas são admiráveis na superação de desafios

Toda mãe é uma guerreira na defesa dos seus filhos. Mas aqui sempre falamos do universo da surdez. Por isso convidamos o leitor para se ver como uma mãe surda..

Para exemplificar vamos lembrar que os bebês surdos ou ouvintes, sempre avisam sobre suas necessidades através do choro. Como as mães surdas conseguem perceber esse sinal de alerta? Já parou para pensar sobre isso?

Essas mães desenvolvem estratégias que dariam vários livros comoventes. Já ouvimos de uma mãe surda de bebê ouvinte, que na hora de dormir colocava um barbante no pezinho do bebé. O barbante permanecia ligado ao seu próprio pé. Quando o bebê se movimentava no berço, ela acordava. Não sabemos dizer das possíveis implicações disso, mas o certo é que funcionou. O bebê já é uma linda menina bilingue. Ela fala fluentemente português e Libras

Filhos ouvintes de mães surdas relatam que crescem numa realidade meio à parte. Eles convivem com o mundo dos ouvintes e o universo da surdez. Eles são chamados de codas e podem ter um ou os dois pais surdos.

O que podemos falar da relação das mães ouvintes de filhos surdos?

Muitos desafios são também enfrentados e superados pelas mães ouvintes de filhos surdos.

O primeiro deles é a elaboração da realidade de ter um filho com uma deficiência. É entender que seu filho não é doente. Que ele apenas não tem acesso aos sons. Trata-se de uma condição humana que o diferencia das outras pessoas.

As mães ouvintes de filhos surdos precisam fazer um grande esforço para entender a surdez. Elas precisam aprender rápido como acolher seu filho surdo com amor. E passar a investir tudo o que puder, na inclusão do seu filho no mundo dos ouvintes.

A mãe, junto com os demais membros da família, precisa definir o mais rápido possível se o seu filho será oralizado, se usará a língua Brasileira de sinais ou se poderá tentar as duas formas de comunicação. É importante definir se usará tecnologias assistivas como os aparelhos auditivos e como se dará o treinamento fonoaudiológico. E, muito importante, deve definir os rumos da educação formal do seu filho.

Sobre isso há um livro com o título O Filho dos Sonhos, uma História de Superação, de autoria de Cleusangela Barros. Nesta obra é narrada a trajetória de uma mãe que viu o seu filho ficar surdo aos dois anos de idade, sequela de uma meningite.

Vale a pena conferir essa história.

Surdas ou ouvintes, todas as mães merecem nosso amor

Na verdade, ser mãe é uma dádiva divina. Um privilégio ver seu próprio corpo crescer e duplicar no momento do parto. O filho, na verdade, é uma extensão do seu próprio coração. Por isso todos os dias são criados os mais belos poemas para falar de uma relação que é mesmo muito visceral.

Um dia de homenagem é muito pouco. As mães precisam ser amadas e respeitadas todos os dias das suas vidas.

Todas os seres humanos são especiais e merecem nossa admiração. Entretanto nas mães há algo de divino. Para elas o nosso amor e o nosso respeito são infinitos, é para sempre! Por tudo isso fica o alerta: cuide bem da sua mãe, Preste homenagem todos os dias da sua vida!

Gostou do texto? Curta e compartilhe.

Posts relacionados

Deixe um comentário