Um fenômeno chamado surdez

5 minutos para ler

A Surdez figura entre as diversas condições que afetam a humanidade. Como os demais fenômenos, a forma como o fato se manifesta deve ser estudada e compreendida. Isso nos facultará a capacidade de lidar de forma adequada com cada situação. É o que igualmente acontece em relação à cegueira, à deficiência física, à deficiência intelectual e às complexas síndromes de que alguns seres humanos se veem vitimados.

Tenho falado aqui no blog que a surdez está entre as deficiências menos compreendidas. Talvez isso se deva ao fato de que olhar para um surdo não gera em nós a mesma comoção ou empatia verificada quando nos deparamos com outras formas de deficiências,

Por esse motivo nos referimos à surdez como uma deficiência invisível. Você só se dá conta que a pessoa tem esse tipo de limitação, quando tenta se comunicar com ela. 

Surdez não é uma doença.

Inicialmente precisamos entender que a surdez não é uma doença a ser curada. Trata-se de uma condição humana, que pode ser inata ou adquirida em alguma fase da vida. Por isso dizemos que se trata de um fenômeno complexo. Há variedade de graus e de fatos que motivaram a surdez.

A necessidade do sujeito surdo pode variar de tantas formas que escapam ao nosso entendimento. Por isso não é tão fácil lidar com o fenômeno.

Surdez inata

Inicialmente quero lembrar as causas de surdez inata, que pode estar relacionada com questões hereditárias, como pode também ser consequência de uma doença adquirida pela mãe, durante a gestação. Entre essas doenças pode ser citada, entre outras, a rubéola ou a toxoplasmose. Essas são as mais comuns.

Vale lembrar que um bom acompanhamento pré-natal evitaria outros problemas além daquele que trato nesse texto. Isso explica por que tais fenômenos acontecem em maior escala em população de baixa renda e nos países menos desenvolvidos.

Mas a surdez pode ter sido contraída no parto e ser confundida com surdez inata. É o que pode acontecer quando se faz necessário o uso de fórceps para retirar o bebê. Algumas infecções adquiridas no hospital ou alguns medicamentos utilizados também podem levar à surdez,

Surdez adquirida

Além de todas as questões citadas, a surdez pode surgir prematuramente, em função de sequelas de algumas doenças. A meningite, por exemplo, pode deixar uma surdez irreversível. O uso de antibióticos em dose cavalar é outro motivo que pode provocar a surdez.

Outra forma de abordar o fenômeno é o entendimento do momento da sua manifestação. Se a surdez é pré ou pós linguísticos, definirá se a pessoa fará ou não o uso mais compreensível da língua oral auditiva do seu país.

Outras formas talvez mais aceitáveis ou pelo menos compreensível, é pela degeneração natural da idade. Mas a surdez também pode acontecer em jovens que abusam do uso de sons em altos decibéis. Ou até como um problema relacionado com acidentes de trabalho. Especialmente se o trabalhador fica exposto a sons muito altos, sem proteção adequada.

Variados graus de surdez

Outra questão relacionada ao fenômeno da surdez se refere ao grau de perda auditiva. Assim ele pode variar de leve a moderada ou profunda. De qualquer forma estará instalada uma anacusia, que deve ser acompanhada por exames audiométricos para correto direcionamento,

A decisão por uso de aparelhos de amplificação sonora, da oralização ou a opção pelo uso da língua de sinais é individual e deve ser respeitada.

Para cada caso uma abordagem diferente

Há várias possibilidades de abordagem do fenômeno, que variará conforme orientação médica e/ou decisão individual, O bebê surdo estará submetido aos cuidados familiares e obviamente não tem poder de decisão. No caso de uma surdez adquirida tardiamente, o próprio sujeito deve decidir de que maneira deseja conduzir a sua vida.

Assim o surdo poderá ser usuário de Libras, usar aparelhos retroauriculares, fazer implante coclear, ser oralizado ou não. Cada escolha trará implicações positivas e negativas, como tudo na vida.

O essencial é que todos sejam acolhidos com igual respeito e a todos sejam oferecidas oportunidades de se desenvolver e se inserir na sociedade com liberdade, autonomia, dignidade e equidade,

A signumWeb surgiu a partir da ideia de um surdo profundo, usuário de Libras, formado em Sistema da Informação pela PUC Minas. O Felipe Barros nasceu ouvinte, adquiriu a surdez por volta de dois anos de idade, sequela de meningite pneumocócica.  Ele percebeu na sua dor uma possibilidade de criar uma solução.

Conheça a plataforma de intérpretes de Libras e entenda como é possível promover acessibilidade comunicacional para os surdos.

Posts relacionados

Um comentário em “Um fenômeno chamado surdez

Deixe um comentário