Acessibilidade comunicacional é um DIFERENCIAL ESTRATÉGICO.

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Acessibilidade comunicacional como um diferencial estratégico é meta almejada pela sua empresa? Aqui falamos sempre de acessibilidade para surdos. Porém, num mercado cada vez mais competitivo, promover acessibilidade para qualquer minoria social é algo garimpado pelas mais diversas instituições. Afinal, oferecer o melhor produto e o melhor atendimento já é uma meta comum a todas elas.

E a acessibilidade comunicacional para surdos realmente entra aqui como diferencial, um instrumento necessário para a eliminação das barreiras que impedem que as pessoas com deficiência auditiva acessem seus produtos e serviço. São cerca de 10 milhões de potenciais clientes, sem contar os familiares e os simpatizantes da causa, que somados podem chagar a 40 milhões de pessoas que verão sua marca de forma positiva.

Vamos entender como a sua empresa pode ser acessível aos surdos e usar isso como diferencial estratégico? Leia o texto até o final.

As empresas brasileiras entendem e oferecem acessibilidade comunicacional como um diferencial estratégico?

Ainda são poucas as empresas que oferecem acessibilidade, mas essa realidade vem mudando rapidamente. E não porque já existe uma legislação que determina que seja assim. Sobretudo porque percebeu-se que é positivo para a marca atender bem todo e qualquer cidadão. Afinal, Inclusão social é tema que chegou para ficar. E a palavra exclusão definitivamente não combina com a sua empresa.

As empresas têm buscado alcançar esse nicho de mercado, representado pelos surdos e seus familiares. Mas ainda não sabem como lidar com a surdez. É realmente mais complexo que construir uma rampa de acesso para cadeirantes ou de colocar um piso tátil para os cegos. Tudo isso é importante e precisa ser melhorado no Brasil. Entretanto oferecer acessibilidade para surdos pode ser mais fácil e mais barato que você imagina. Afinal, a tecnologia chegou para ajudar.

Para ter acessibilidade comunicacional na sua empresa os surdos precisam de intérpretes de Libras, a língua Brasileira de sinais ou de legendas em português, caso sejam oralizados. Isso em toda a comunicação veiculada pela empresa. Seja no site, nas redes sociais, numa reunião presencial ou virtual, através de vídeos corporativos etc.

Empresas acessíveis geram empatia do público em geral

Às vezes as instituições entendem a acessibilidade comunicacional como um custo. Entretanto o ganho com relação ao fortalecimento da imagem, ao reconhecimento de que a empresa é socialmente responsável é imensurável.  

Além disso o público em geral se identifica e recomenda empresas acessíveis. De fato, gera uma grande empatia saber que a sua empresa não exclui as pessoas com deficiência, que a sua empresa se esforça para atender bem a TODOS.

Como aplicar a acessibilidade comunicacional como diferencial estratégico, incluindo os surdos?

Existem plataformas que facilitam a implementação de soluções disruptivas e inovadoras para incluir os surdos. É possível, por exemplo, chamar virtualmente um intérprete para uma entrevista de emprego, para uma reunião de treinamento. É fácil colocar janelas de Libras em seus vídeos institucionais, em seu blog e site.

Tudo isso com baixo custo. Vale a pena se inteirar sobre o assunto. Vale a pena investir em acessibilidade para surdos na sua empresa.

E nós, da SignumWeb, podemos dar assessoria gratuita sobre tudo isso. Fique à vontade para nos procurar.

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