Telefone para surdos.

3 minutos para ler

Telefone para surdos é o tema que vamos tratar hoje alertando, de início, que o método antigo, o 0800 para surdos propostos por algumas empresas, utilizando uma tecnologia ultrapassada chamada TDD definitivamente não funciona.

O Telephone Device for Deaf ou TDD é um aparelho telefônico que se propõe fazer a comunicação por meio de texto. Ele é composto por um teclado, um display para leitura de mensagens enviadas e recebidas e um monofone para uso voz, no caso de ser possível. É um aparelho obsoleto e muito caro. É um método de comunicação para surdos em desuso há muito tempo. Entretanto algumas empresas ainda oferecem, apenas com o propósito de cumprir às exigências da lei. Só que de fato não funciona. Nunca conheci um único surdo que tivesse um desses aparelhos em casa.

As pessoas sempre ficam intrigadas com aqueles 0800 para surdos, oferecidos pelos serviços de atendimento ao cliente (SAC) que aparecem nos sites das empresas. Eu mesma, que sou mãe de surdo, confesso que já testei. Mas a coisa simplesmente não funciona. E o meu filho ficava sem conseguir desbloquear um cartão de crédito, por exemplo.

Daí você pode estar se perguntando, como então é possível telefonar ou receber um telefonema de um surdo?! 

Como as empresas ligam ou recebem telefonemas de clientes surdos

Às vezes as instituições ligam para clientes surdos e nem mesmo verifica no cadastro que ele possui essa condição. Então a comunicação simplesmente não acontece e o que quer que necessite resolver fica sem solução.

Quantas vendas a sua empresa já perdeu por não conseguir ligar para um desses clientes? Talvez você nunca venha a saber.

Da mesma forma, o surdo que necessita fazer uma compra, uma reclamação ou elogio, simplesmente não consegue. Ou termina usando a estratégia de pedir que outra pessoa se passe por ele para fazer o contato telefônico. Essa prática, além de ser ilegal, rouba a autonomia, a liberdade e a privacidade do surdo. E isso não é justo, não é mesmo?

Como funciona o telefone para surdos?

Agora vem a boa notícia. Porque sim, já é possível que um surdo realize ou receba telefonemas. Se o surdo ou sua empresa deseja fazer esse tipo de contato, pode fazer uma ligação que cai numa central de Libras. O intérprete intermediará o contato.

De um lado estará o atendente, que falará normalmente, como se estivesse falando com um ouvinte. Do outro lado estará o surdo, que receberá a mensagem em Libras ou texto, conforme sua escolha, na tela de um computador ou smartphone. Entre os dois, intermediando, estará o intérprete, um profissional com formação comprovada e que assina antecipadamente um termo de sigilo da informação.

Como implantar o telefone para surdos na sua empresa.

Talvez ainda restem dúvidas sobre como tudo isso funciona. Mas, se esse é o desejo da sua empresa, a SignumWeb pode ajudar. Estamos muito disponíveis para prestar todo o serviço de telefonia que a sua e empresa necessita, tanto para realizar quanto para receber ligações telefônicas de clientes surdos.

Vamos? Você perceberá que é tudo muito simples e fácil.

Posts relacionados

Deixe um comentário