Livros sobre surdez: conheça mais sobre a cultura surda

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Existem alguns livros sobre surdez que foram produzidos para que a sociedade conheça mais profundamente as características e as formas de comunicação dos surdos. A cultura surda e a história da comunidade surda ainda são pouco conhecidas entre as pessoas ouvintes.

Além disso a leitura de alguns desses livros levará o leitor a entender que a Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras, foi criada para ser um verdadeiro símbolo de identidade e luta, sendo também um meio de interação social e de compartilhamento de experiências, crenças e valores dos indivíduos.

Neste post, vamos mostrar exemplos de livros sobre surdez para que você conheça mais de perto a cultura surda. Confira a seguir!

Entenda a importância dos livros sobre surdez

No geral, os livros sobre surdez ajudam a difundir conteúdos sobre a comunidade surda na questão de identidade e, ainda, permitem explorar a sua imaginação e emoções. Alguns foram pensados para difundirem informações sobre o universo que envolve a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Alguns deles são capazes de refletir e espelhar os sentimentos do autor. Também existem obras infantis para surdos e alguns clássicos adaptados e traduzidos para atender às crianças. Assim, os títulos são extremamente importantes para a difusão da cultura e, também, para a afirmação da identidade da comunidade surda no meio social.

Conheça algumas opções de livros que tratam sobre a surdez

Devido à relevância dos títulos que tratam sobre a questão da surdez, separei a seguir algumas opções de livros para que você fique por dentro do assunto.

Vendo Vozes

A obra Vendo Vozes faz o leitor viajar pelo mundo dos surdos e traz reflexões muito importantes sobre os dramas e as lutas da comunidade surda. De fácil e leve leitura, o autor Oliver Sacks conta a sua experiência em uma ilha chamada Martha’s Vineyard, nos Estados Unidos, que apresenta a maior concentração de surdos do mundo.

Língua de Sinais Brasileira

A obra é ideal para quem deseja se aprofundar ainda mais na Língua Brasileiras de Sinais. As autoras Ronice Quadros e Lodenir Karnopp procuraram descrever e analisar as principais características da Libras, apontando seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos.

Desculpe, não ouvi

O livro de Lak Lobato conta a sua experiência ao voltar a ouvir, graças a um implante coclear bilateral. A obra ainda trata sobre a importância da audição e a beleza dos sons que nos rodeiam.

Ser surda

A história de Rosani Suzin e Silvia Andreis-Witkoski mostra as lutas e o processo da busca pelos direitos dos surdos. O livro também discute a relevância de os pais conhecerem a cultura surda e de aprenderem a Libras para se comunicar e reconhecer a realidade de seus filhos.

Os livros sobre surdez são essenciais para a divulgação da cultura surda e para que a Libras alcance um patamar de valorização no país. Portanto, se você conhece pouco e tem curiosidade sobre o universo da comunidade surda, considere ler um dos títulos indicados e comece hoje mesmo a se informar mais sobre esse interessante mundo!

Gostou do conteúdo? Para continuar recebendo mais informações sobre o assunto, siga a página da SignumWeb no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário