Sempre que perguntamos a uma empresa como ela faz para atender o cliente surdo, a reação é a mesma. Primeiro vem a surpresa, uma rápida reflexão e a resposta: ele sempre vem acompanhado, não é? Na verdade, nunca tinham pensado no assunto. Sim, porque quando os surdos chegam acompanhados, eles se tornam “invisíveis”.
A pessoa que atenderia o surdo invariavelmente se dirige para o acompanhante ouvinte e pergunta: “- O que ele precisa?”. Mas a realidade vem mudando rapidamente, só que o mercado ainda não percebeu. E não, ele agora não quer e nem precisa ir acompanhado. Pelo contrário, o surdo deseja o que chamamos de LADIS: Liberdade, Autonomia, Dignidade e Igualdade para os Surdos também na horar de adquirr produtos e serviços.
O surdo profundo, usuário de Libras, por exemplo, ganhou direito ao livre trânsito. Quando conquistou escolaridade, quando conquistou acesso ao mercado de trabalho e ao consumo.
Nossa luta é pela conscientização, pela sensibilização do mercado a essa nova realidade. A orientação é que o mercado acolha os surdos e não os seus possíveis acompanhantes. Não os ignore, não se sinta desconfortável por desconhecer a sua língua. Não queira se livrar rapidamente do incômodo provocado por aqueles “estrangeiros” que não falam o português e com quem você não consegue se comunicar. Afinal, agora já existem ferramentas tecnológicas para ajudá-lo a superar essa barreira.
Acessibilidade comunicativa para os surdos
Funciona assim: quando o surdo chegar em um hospital, num banco, num escritório de advocacia, numa loja comercial… O atendente não precisa mais se remexer desconfortavelmente, se perguntando como fará para se comunicar com esse consumidor. Basta que libere um sorriso acolhedor, como fazem quando o cliente é ouvinte. E sinalizar que precisa apenas de um minuto para chamar o intérprete virtualmente, pela plataforma SignumWeb.
Com um simples click no computador, tablet ou smartphone, o intérprete entrará intermediando a conversação. Isso acontecerá de forma que a comunicação flua naturalmente. Você só precisa de uma webcam e de boa qualidade de internet. O atendente oferecerá um atendimento completo e o cliente sairá satisfeito, contando para familiares e amigos que encontrou uma empresa acessível. Uma empresa que trata o surdo com respeito.
Afinal, o grande diferencial de uma empresa na atualidade é o bom atendimento, a experiência positiva do cliente, o quanto ela oferece de acolhimento. Responsabilidade social, respeito à diversidade, inclusão e acessibilidade são fatores que fortalecem a imagem da sua empresa e rendem lucros.
O surdo também é um consmidor
É preciso entender que o público surdo é um consumidor. Sua empresa pode apostar em alcançar esse nicho de mercado. Nesse caso, potencialmente pode render fidelização de cerca de 10 milhões de consumidores. São 2,7 milhões só entre os surdos profundos, usuários de Libras. Mas é preciso estar atento ao fato de que rende também a fidelização de seus familiares e simpatizantes da sua causa.
O lema da SignumWeb é: por um mercado que atenda bem TODOS os seus clientes!
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