
E é sobre como implementar a comunicação inclusiva na sua empresa que falaremos neste artigo, procurando te ajudar a entender um pouco mais sobre o tema e como ela pode ser incorporada com sucesso em seus negócios, acompanhe!
A importância da comunicação inclusiva
Imagina chegar em um ambiente de trabalho e não entender nada do que é dito, ficar perdido diante das instruções e não ter condições de se comunicar adequadamente com seus chefes, subordinados ou colegas de trabalho.
Esse é o panorama que os surdos encontram quando a sua comunicação se dá exclusivamente através de Libras e a empresa não está preparada para incluí-los em suas atividades.
Investir em comunicação inclusiva, além de promover a igualdade, traz várias vantagens para o seu negócio:
- aumento da produtividade;
- melhor atendimento ao cliente;
- mais atração e retenção de talentos;
- aumento da competitividade empresarial;
- formação de equipes mais criativas e diversas;
- geração de consciência organizacional.
Assim, a sua empresa tem muito a ganhar ao promover a comunicação inclusiva, cuja implementação pode ser feita com os seguintes passos.
Desenvolva uma Política de Comunicação Inclusiva
Em primeiro lugar, é importante desenvolver uma Política de Comunicação Inclusiva em sua organização, detectando quais são as necessidades (textos em Braile, intérpretes de Libras, adaptações físicas e tecnológicas, etc.). Ao ter tudo documentado e detalhado, ficará mais fácil buscar soluções que ajudem o colaborador PCD a se sentir incluído no ambiente de trabalho.
Combata as barreiras de comunicação
As barreiras de comunicação são uma das coisas que mais atrapalham o desempenho dos profissionais surdos no ambiente de trabalho e, ao promover a comunicação inclusiva, é importante saber quais são elas e como combatê-las.
Essas barreiras podem ser dividias em duas:
- atitudinais: preconceitos conscientes ou inconscientes sobre a capacidade do colaborador com deficiência;
- físicas: obstáculos visuais que, no caso dos surdos, impedem a leitura labial ou a visualização dos sinais na comunicação em Libras.
Invista em ferramentas de comunicação inclusiva
Uma forma de promover a comunicação inclusiva é através de ferramentas de comunicação interna que podem ser desenvolvidas de forma a incluir todas as necessidades, como o uso de newsletter e boletins em versões físicas (em texto e em Braile) ou online.
Faça uso de intérprete de sinais
É importante que o colaborador surdo se sinta integrado às rotinas de comunicação da sua empresa e, por isso, ele precisa entender o que está sendo dito, tanto em conversas diretas quando em reuniões e palestras. E, se for no momento de acolher o cliente surdo para oferecer produtos e serviços, o uso de intérpretes de sinais pode ser essencial. A boa notícia é que todo esse processo pode ser feito online!
Use legenda
Nem todas as pessoas com dificuldades de ouvir fazem uso de Libras, como é o caso dos deficientes auditivos, que se valem da comunicação verbal no dia a dia, mas ainda encontram dificuldades na hora de receber mensagens, acompanhar reuniões e assistir palestras.
Para esse público, o uso de legendas também pode contribuir para promover uma comunicação inclusiva. Por exemplo, você conta com um canal de vídeos internos e ele até conta com intérprete de sinais, porém, nem todos deficientes auditivos têm familiaridade com a Libras. Com o uso de legendas você aumenta o alcance da mensagem, permitindo que o colaborador consiga entender o que é dito.
Use a tecnologia a seu favor
Também é possível usar a tecnologia a seu favor na hora de promover a comunicação inclusiva no seu ambiente de trabalho, substituindo o uso de papel comum por tablets com sistema de voz para cegos e utilizar plataformas de intérpretes para surdos. Um exemplo dessas plataformas é a SignumWeb, um software responsivo, adequado a diversos dispositivos e fácil de usar, ajudando a promover uma comunicação natural.
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2 comentários em “Entenda como implementar uma política de comunicação inclusiva na sua empresa”