Você considera a possibilidade de incluir os surdos na sua empresa, mas não sabe como fazer? O objetivo do texto de hoje é demonstrar que isso não só é possível, como também vantajoso.
Aqui no blog temos falado sobre a comunidade surda do nosso país. Dessa vez falarei da inclusão de surdos entre seus prestadores de serviços.
Trata-se de um povo que deseja fazer a sua parte, dar a sua contribuição na comunidade. Um povo que não quer assistencialismo e vem trabalhando duro para garantir o seu sustento, adquirindo cada dia mais dignidade e autonomia. Dessa forma, como qualquer outra pessoa, ele merece ser reconhecido e acolhido.
Os surdos vêm se esforçando para conquistar uma melhor formação e assim poder concorrer num mercado onde a maioria desfruta da vantagem de escutar, de ter largo acesso às informações que chegam espontaneamente através dos canais auditivos.
Venha comigo na leitura do texto. Você entenderá como é fácil superar esse desafio.
Como superar os desafios para incluir os surdos na sua empresa.
Entre os desafios, o principal a ser vencido é a barreira atitudinal. Sim, porque nossa tendência é definir, a priori, os nossos modelos ideais e excluir aqueles que não se enquadram. Assim, inconscientemente levantamos barreiras quase que intransponíveis. Porém o mundo vem flexibilizando esses parâmetros e quebrando esses paradigmas.
Como consequência disso, Inclusão e acessibilidade são palavras sempre ouvidas na atualidade. Sendo assim, sempre podemos pensar na possibilidade de oferecer aos surdos oportunidades para que eles mostrem o seu valor
O surdo merece ser tratado com equidade.
Não estou falando de assistencialismos, de compaixão, nem mesmo de amor aos tradicionalmente vistos como “menos favorecidos”. Estou falando de equidade, ou seja, do respeito às diferenças, de imparcialidade, de empatia. Isso aparece quando tratamos de forma diferente aqueles que são diferentes. O objetivo, porém, é promover a igualdade de oportunidades. Aliás, equidade é outra palavra muito em voga nos últimos tempos.
Incluir os surdos é um desafio que passa por superação da barreira de comunicação. Antigamente conversar com um surdo era tarefa praticamente impossível. Só que isso hoje, na era da tecnologia, se tornou muito mais fácil do que podemos imaginar
Oferecer acessibilidade é remover barreiras.
Todo empresário se preocupa em promover a integração da sua equipe. O objetivo é remover qualquer barreira que impeça o crescimento. No final, o que conta para melhoria da produtividade é uma equipe coesa, motivada, unida pelo mesmo objetivo; E a comunicação é essencial nesse processo.
Acolher um surdo nessa equipe gera um positivo e temporário desequilíbrio. Mas no final se relevará uma necessidade de readequação que enriquecerá toda a máquina da instituição. E aí podemos comprovar a máximo de que a diversidade gera aprendizado e crescimento.
Se você estiver disposto a experimentar, poderá comprovar as vantagens de incluir um surdo na sua equipe.
Incluir faz bem para quem?
Estou falando de surdos, mas poderia estar falando de outras minorias, como a comunidade LGBT, e os indígenas, só para citar alguns exemplos. Cada grupo com sua necessidade específica. Em suma, incluir é uma palavra onde cabem muitas possibilidades.
Mas a reflexão aqui é: Incluir faz bem para quem? O que buscamos é entender que para ser bom, precisa ser bom para todos. Assim podemos concluir que, em última instância, incluir faz bem para você, para a sua empresa.
Podemos concluir também, que é vantajoso incluir os surdos na sua empresa. Até pela empatia que gerará no público em geral. É uma onda que alcança muito mais pessoas que podemos imaginar.
Nesse sentido podemos dizer que incluir faz bem para TODOS.
Como a sua empresa pode se adequar para incluir os surdos.
A sua empresa certamente deseja ser inclusiva. Afinal não dá para ficar excluída dessa nova tendência mundial, defendida inclusive nos oito desafios do milênio, que é a transformação da realidade pela remoção das desigualdades sociais. É Isso que trará o desenvolvimento que desejamos.
Mas como incluir os surdos? Uma das formas mais fáceis e acessíveis é usando a tecnologia assistiva, cada dia mais útil e mais barata. No caso dos surdos, existem algumas propostas bacanas, ainda pouco exploradas.
Existem algumas plataformas tecnológicas que poderão gerar acessibilidade aos surdos, e uma delas é a SignumWeb, que já ajudou mais de 50 empresas a se comunicarem com seu público surdo. Entre em contato. Estamos disponíveis para explicar melhor como isso é possível.