Televisão acessível aos surdos.

4 minutos para ler

Televisão acessível aos surdos é um bom tema para ser abordado no Dia da Televisão vamos refletir sobre como a programação televisiva têm desempenhado um papel fundamental na sociedade. Tanto como uma fonte de entretenimento como de informação e educação.

No Brasil esse dia é comemorado em 11 de agosto e 18 de setembro. Entretanto sabemos que a ONU declarou o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão. Divergências à parte, o objetivo deste texto é abordar especificamente sobre a acessibilidade dos programas televisivos para expectadores com deficiência auditiva. Isso tem sido uma preocupação constante da comunidade surda. Trata-se de uma questão histórica: os programas de televisão não foram projetados considerando as necessidades dos telespectadores com deficiência auditiva.

O áudio é o principal meio de comunicação na televisão. Sendo assim, é possível verificar a falta de legendas ou recursos de acessibilidade em Libras. Isso inviabiliza que os surdos acompanhem o conteúdo. Em suma, eles ficam privados do acesso à informação e ao entretenimento.

Ficou interessado? Continue lendo.

Recursos de legendagem para tornar a televisão acessível aos surdos.

É preciso reconhecer que nas últimas décadas houve um aumento significativo nos esforços para tornar os programas de televisão acessíveis para pessoas com deficiência. Afinal, em muitos países já existe legislação para garantir que a televisão ofereça recursos de acessibilidade para todos.

As legendas são uma das formas mais comuns de tornar os programas de televisão acessíveis aos surdos. Elas permitem que os surdos brasileiros que têm um bom domínio do português acompanhem o conteúdo e entendam o que está sendo dito. Além disso, elas também são benéficas para pessoas com leve perda de audição. E até mesmo para aquelas pessoas que eventualmente preferem assistir à televisão com o som desligado.

Contudo as legendas devem ser precisas, sincronizadas corretamente com o áudio e exibidas em um tamanho de fonte legível. Infelizmente, nem todas as emissoras ou provedores de conteúdo cumprem esses critérios. Algumas legendas podem conter erros de digitação, estar fora de sincronia ou ser exibidas em uma fonte pequena, dificultando a leitura. Para solucionar o problema, é essencial usar o recurso da estenotipia.

O Uso da janela com intérpretes de Libras, na televisão acessível.

Além das legendas, outra forma de tornar os programas de televisão acessíveis aos surdos é através do uso de intérpretes de Libras. Esses profissionais aparecem na tela e traduzem o conteúdo falado para a língua de sinais, permitindo que os telespectadores surdos, usuários dessa língua, acompanhem a grade de programação.

Embora a presença de legendas e intérpretes de língua de sinais seja um avanço significativo, nem todos os programas de televisão os oferecem de forma consistente. Algumas emissoras podem limitar o uso desses recursos a determinados programas ou horários, deixando outros programas inacessíveis aos surdos.

Os intérpretes de língua de sinais são especialmente importantes para programas ao vivo, como notícias, eventos esportivos e programas de entrevistas. Enfim, para toda a programação.

Avanços tecnológicos na acessibilidade dos surdos.

Os avanços tecnológicos têm permitido novas formas de tornar a televisão mais acessível. Por exemplo, as Smart TVs. As fabricantes equipam essas televisões inteligentes com recursos tecnológicos inovadores que promovem a acessibilidade da informação e do entretenimento.

Por meio de legendas e tradução e do ajuste do tamanho da janela de Libras (para as emissoras que as disponibiliza), as Smart TVs garantem que pessoas com deficiência auditiva possam desfrutar plenamente do conteúdo veiculado.

Em síntese, as Smart TVs possibilitam que os usuários surdos personalizem a experiência de acordo com suas preferências individuais. Combinando entretenimento e acessibilidade, as Smart TVs estão ampliando as fronteiras da inclusão e permitindo que todos tenham acesso igual às informações e ao mundo audiovisual.

Para finalizar, é necessário reforçar que para o surdo usuário de Libras continuará sendo indispensável que toda a grade de programação televisiva tenha o intérprete de Libras.

Se precisar de mais informações, procure a SignumWeb. Estamos disponíveis para contribuir com a nossa expertise, a fim de que a televisão brasileira seja verdadeiramente acessível aos surdos.

Siga as páginas da SignumWeb nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn) e fique por dentro de todas as novidades sobre acessibilidade para surdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário