TV acessível aos surdos

5 minutos para ler

Tv acessível aos surdos é o tema de hoje do blog. Embora a ONU tenha declarado o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão, no Brasil ela é comemorada dia 11 de agosto. Daí aproveito para trazer um questionamento.

Por que será que em pleno século 21, com tanta tecnologia disponível e com tantas discussões relativas à acessibilidade para pessoas com deficiência, esse veículo de comunicação ainda é muito pouco acessível aos telespectadores surdos?

Vamos conversar um pouco mais sobre isso?

Existe TV acessível aos surdos, no Brasil?

Sim, temos alguns exemplos interessantes de canais de TV acessíveis. Eles se preocupam com esse tema e disponibilizam janelas de Libras, os intérpretes que aparecem em algumas grades de seus programas. Isso me deixa muito feliz. Tenho certeza de que você também parabeniza essas iniciativas.

Um exemplo louvável, no Brasil, é a TV INES. Trata-se de um canal carioca de televisão, bilíngue, que integra o público surdo e ouvinte, com programação que contempla Libras e Língua Portuguesa, Essa TV é absolutamente necessária, mas vem lutando para sobreviver, sem muito apoio.

Entretanto várias redes de TV simplesmente se omitem em relação ao público surdo. A maior rede de TV aberta do nosso país, por exemplo, que acolhe algumas minorias como negros e o público LGBTQI+ e por isso afirma ser inclusiva, poderia oferecer acessibilidade comunicativa para as pessoas com deficiência auditiva e passar a alcançar esse público em toda a sua programação.

O uso de Closed Caption, a leitura orofacial.

As Tecnologias que permitem o uso de Closed Caption, as famosas legendas ocultas, são muito usadas em todo o mundo. Elas contribuem para que surdos possam assistir à programação televisiva e às suas séries favoritas.

Mas é preciso lembrar que essa tecnologia ajuda surdos oralizados, que conhecem bem o idioma oficial do seu país. Além disso, para evitar equívocos, é necessário que se use uma tecnologia avançada, como a estenotipia, que garante algo em torno de 99% de assertividade. Ainda assim é preciso lembrar que isso não contempla os surdos sinalizadores. No Brasil, por exemplo, a escolarização dos surdos é bem precária. Por isso a maioria deles não têm um bom domínio da língua portuguesa.  

Alguns surdos se apoiam na leitura orofacial, para assistir um jornal, por exemplo. Porém sabemos que nem todo surdo desenvolveu a capacidade de ler os lábios. Além disso, num filme por exemplo, essa facilidade não é tão bem aproveitada. Afinal os personagens atuam de forma dinâmica, falando de lado ou de costa. Ou falando vários ao mesmo tempo. Além disso existem pistas auditivas que são produzidas por outras fontes e não estão presentes nos lábios de quem está atuando,

O uso da janela de Libras, para tornar a TV acessível aos surdos.

Diante de tudo que foi dito, é possível concluir que o uso de janelas de Libras é muito importante. Afinal, o tradutor/intérprete de Libras é mesmo um profissional imprescindível, quando falamos de acessibilidade para surdos. Eles têm formação reconhecida pelo MEC e estão habilitados para intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes.

Temos visto a atuação desses profissionais em janelas de Libras especialmente nas campanhas eleitorais, pois interessa aos candidatos o voto desses eleitores. Também temos visto em alguns comerciais televisivos. E para por aí,

Como tornar os veículos de comunicação acessíveis aos surdos?

Vale lembrar que no Brasil as pessoas com deficiência conquistaram uma grande vitória. É que agora toda produção cultural, como filmes e peças teatrais que contarem com recursos das Leis de incentivo fiscais, precisarão ter acessibilidade para esse público. 

Fica então uma pergunta: Já que telespectador surdo também deseja estar bem-informado, quer ter acesso ao entretenimento oferecido pelas redes de televisão e quer consumir os produtos que elas anunciam, por que não buscar soluções que tornem esse sonho possível?

Afinal, são cerca de 10 milhões de telespectadores, segundo o censo 2010 do IBGE. E se incluirmos os familiares e simpatizantes da causa, falaremos de um nicho de mercado que se aproxima de 45 milhões de pessoas. Um número expressivo, que não dá para continuar sendo ignorado. Certamente você concorda com isso.     

Se você ficou interessado e saber mais sobre tudo isso, nos procure. A SignumWeb é uma plataforma criada por um surdo, que promove essa comunicação inclusiva. Trata-se de uma tecnologia assistiva voltada para solução da barreira de comunicação entre surdos e ouvintes. Se você deseja saber como funcional, estamos disponíveis para dar mentorias gratuitas. 

Vamos agendar um horário?

Posts relacionados

Deixe um comentário