Toda empresa almeja alcançar a excelência e permanecer como líder de mercado… Amada e reverenciada por seus prestadores de serviço (clientes internos) e pelo público consumidor (clientes externos). Também quer ser respeitada pelos seus concorrentes, fornecedores e por toda a comunidade onde está inserida. Mas e o atendimento ao surdo, aonde fica?
Talvez a sua empresa já tenha conquistado tudo isso, por oferecer um excelente produto ou serviço. E por buscar proporcionar a melhor experiência para o público consumidor. Mas… Será que ela está contemplando e valorizando TODOS os clientes? QUAL A DEFICIÊNCIA DA SUA EMPRESA? Uma parcela da população tem reclamado da falta de acessibilidade. Isso é um tema amplo e seria interessante se a sua empresa analisasse cada uma das barreiras que impedem o livre acesso aos seus produtos e serviços. Aqui, sempre tratamos da surdez.
Sua empresa é deficiente no atendimento ao surdo?
Entre os 10 milhões de surdos brasileiros (dados do IBGE 2010), existem aqueles que não falam o português. São usuários de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – que simplesmente não conseguem se comunicar com os atendentes quando visitam a sua empresa. O mercado tem ignorado esse público, desconhecendo que também são consumidores. Acreditam, equivocadamente, que eles sempre estão acompanhados de parentes ou amigos para ajudar na comunicação. Ora! Como qualquer outro consumidor, esse público quer aquilo que estamos chamando de LADIS – Liberdade, Autonomia, Dignidade, Igualdade para os Surdos.
O que nós estamos propondo é um ouvido atento ou, melhor dizendo, um olhar diferenciado para um público que fala usando as mãos, o corpo, as expressões faciais, os sinais, enfim. Será que o surdo consumiria mais e melhor se pudesse receber melhores informações? Não é assim a lógica da abordagem do vendedor? O cliente deseja um produto, mas pode levar muitos outros, se o vendedor for capaz de convencer, de apresentar argumentos, de evidenciar as vantagens. Para isso, é essencial “falar a língua do cliente”.
Sua empresa oferece atendimento ao surdo?
Além de tudo isso, a responsabilidade social está aí, como tema relevante, convidando o mercado a construir um mundo novo diferente, inclusivo. Em um mercado onde todos se esforçam para oferecer um bom atendimento, além de bons produtos e serviços, quem está fidelizando melhor o surdo e sua família? Se antes era difícil, agora ficou muito fácil e simples. Já temos tecnologia para isso!
A SignumWeb pode ajudar a sua empresa nessa jornada incrível de entender, respeitar e acolher o surdo… Na sua própria língua. Para saber mais sobre isso, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudar a sua empresa a atender bem esses clientes!
Um comentário em “Para refletir… Sua empresa é deficiente no atendimento ao surdo?”