Acessibilidade comunicativa - direitos do surdo na sua empresa Acessibilidade comunicativa - direitos do surdo na sua empresa

Direito dos surdos na sua empresa: acessibilidade comunicativa

3 minutos para ler

A acessibilidade comunicativa é um direito dos surdos na sua empresa. A legislação atual determina que as empresas brasileiras, públicas e concessionárias de serviços públicos, adotem medidas para capacitação de 5% dos seus colaboradores na Língua Brasileira de Sinais.

As empresas privadas também devem empreender medidas para promover acessibilidade comunicativa a essa parcela da população (Decreto 5.626/2005).

Acessibilidade comunicativa - direitos do surdo na sua empresa
Imagem: Creative Commons

Contudo, verificou-se que essa tarefa é árdua, cara e de difícil implementação… Porque requer o mesmo nível de investimento de tempo e recursos financeiros que aqueles exigidos para o domínio de qualquer outra língua.

Assim, algumas empresas têm sofrido sanções e vêm sendo responsabilizadas por não promoverem acessibilidade comunicativa, direito dos surdos, mesmo cumprindo a lei.

Outras medidas se fazem necessárias, até porque o Decreto 6.949/2009 prevê que o atendimento a surdos usuários de Libras deve ser feito por intérpretes fluentes, profissionais de Libras, com formação reconhecida pelo MEC.

Uma plataforma de videoconferência, com intérpretes virtuais em tempo real, pode ser uma boa alternativa! É mais simples, mais fácil e mais barato do que você imagina.

A SignumWeb pode ajudar você a respeitar o direito dos surdos.

Cumprimos todos os requisitos determinados em lei e podemos oferecer, virtualmente, profissionais qualificados,  que otimizará o relacionamento da sua empresa com o prestador de serviço ou consumidor surdo e que evitará que a sua empresa sofra sanções por descumprimento da lei, quais sejam:

  • Boa qualidade de atendimento, por oferecer intérpretes profissionais;
  • Redução de custos, já que você pode optar por pagar apenas pelos minutos utilizados;
  • Diminuição dos riscos de litígios judiciais e multas nas empresas por descumprimento da lei;
  • Fortalecimento da imagem de empresa socialmente responsável;
  • Fidelização do cliente surdo e seus familiares.

Trata-se de uma tecnologia assistiva que chegou para simplificar o  nosso relacionamento com a comunidade surda, pessoas que têm necessidades diferentes comunicativas da nossa.

Embora sejam brasileiros, o surdo usuário de Libras às vezes se sente excluído, como se fosse estrangeiro no próprio país, já que não domina a sua língua oficial. Mas a língua materna do surdo é reconhecida e cabe a nós ouvintes, promover essa acessibilidade, não é mesmo?

Para isso nasceu a Signumweb – comunicação inclusiva, empresa criada por um surdo, que experimentou a vida toda essa exclusão que agora a sua empresa (e nós) queremos evitar.

A SignumWeb quer realmente ajudar a sua empresa a respeitar o direito dos surdos.

Está esperando o quê? Conheça os nossos serviços de acessibilidade comunicativa.

Sua empresa é bem vinda!

Posts relacionados

Deixe um comentário