Dia Nacional dos Surdos e sua incrível história.

4 minutos para ler

O Dia Nacional dos surdos é comemorado em 26 de setembro. Uma justa homenagem que acontece com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para esta parcela da população, representada por cerca de 10 milhões de cidadão, segundo o censo do IBGE 2010. Dá para imaginar tanta gente vivendo isolada em seu mundo silencioso, totalmente à margem da sociedade?

A data comemorativa é também uma oportunidade de realizarmos reflexões e debates sobre a história da surdez. E pensarmos sobre o que a sociedade pode fazer em termos de políticas públicas e nas práticas da vida diária, para superar preconceitos e acolher o surdo de forma digna, conforme merece.

Leia o texto até o final, para saber sobre o que há para comemorar no Dia Nacional dos Surdos.

O que temos para comemorar no Dia Nacional dos Surdos?

Temos algumas vitórias para comemorar, especialmente porque os surdos agora conseguem mais autonomia nas interações sociais.

Não dá para acreditar, mas há bem pouco tempo atrás o surdo era considerado totalmente incapaz. E sequer podia abrir uma conta em banco. A menos que fosse tutelado por um responsável legal, não podia exercer vários outros atos da vida civil. A boa notícia é que isso mudou.

Agora o surdo é protagonista da sua própria história.  De fato, agora há o que se comemorar, no Dia Nacional dos Surdos.

Entretanto, numa sociedade composta majoritariamente por ouvintes, sabemos que muito ainda precisa avançar. Até o esperado momento em que os surdos se sintam plenamente acolhidos e possam demonstrar livremente suas potencialidades.

O Dia Nacional dos Surdos está dentro do setembro azul

O setembro azul é um marco legal muito importante para a comunidade surda. Ele propicia a discussão de diversos temas relativos à inclusão social daqueles que se veem privados da audição.

Sendo assim, no mês de setembro, além o dia Nacional dos surdos, comemoramos também o dia Internacional da Língua de Sinais e o dia do Tradutor e intérprete de libras.

Os olhos da sociedade se voltam então para esses cidadãos que, rompendo a barreira da comunicação, são tão aptos quanto qualquer ouvinte, para exercer seus direitos e deveres.

O protagonismo surdo.

No Brasil o protagonismo surdo foi validado quando foi sancionada a Lei 10.436 de 2002 e o Decreto 5.626 de 2005. Muito recente, não é mesmo?

Quando o nosso país reconheceu Libras como Língua da comunidade surda, ficou evidente a necessidade de criação de cursos específicos para formar tradutores/intérpretes dessa Língua. Além de outras providências. Então, de uma única vez os surdos viram a sua língua reconhecida, bem como o intérprete de Libras viu a sua atividade profissional emergir do simples voluntariado, para o reconhecimento legal.

Tudo isso serviu de base para que os surdos conseguissem avançar nos seus estudos, conquistar uma graduação e um espaço no mercado de trabalho.

Os surdos sabem cuidar da própria vida e reivindicam esse protagonismo. Aliás, eles defendem desde sempre a bandeira com o lema “Nada sobre nós, sem nós”. Afinal, eles não necessitam que os ouvintes decidam o que é melhor para a sua vida.

Isso foi feito durante séculos na nossa sociedade. Mas agora os surdos conquistaram livre trânsito, podendo escolher o que querem estudar e até onde querem trabalhar.

Tudo que a sociedade precisa entender é que ela própria é deficiente, caso não consiga remover os obstáculos para a plena inclusão social das pessoas com deficiência,

Dá para acolhermos melhor os surdos na nossa sociedade?

Sim claro, desde que se remova a principal das barreiras, que chamamos de barreira atitudinal. Com essa conscientização e com boa dose de empatia, a barreira da comunicação e todas as demais barreiras serão removidas.

Um assunto digno de nota, quando falamos da comunidade surda, é que com advento da tecnologia tudo se tornou mais fácil. Costumamos afirmar que na verdade tudo se tornou possível.

O convite então, neste Dia Nacional dos Surdos, é que conheçamos as tecnologias assistivas que tornam possível acolher esta comunidade com dignidade e respeito.

A SignumWeb é uma startup idealizada por um surdo. E está disponível para falar mais sobre esse assunto e para dar gratuitamente toda a mentoria que a sua empresa necessitar, sobre como incluir o surdo de forma correta. Entre em contato conosco. Será um prazer falarmos sobre isso!

Posts relacionados

Deixe um comentário