Como prevenir a surdez.

4 minutos para ler

Será que é possível prevenir a surdez?  A resposta para a pergunta é: depende! Isto é, depende de que tipo de surdez estamos falando.

Existe surdez adquirida pelos mais diversos motivos, incluindo uso de algum remédios em altas doses, especialmente os antibióticos. Existe a perda auditiva ocasionada por uma doença adquirida pela mãe durante a gestação. A surdez pode surgir como sequela de uma doença, como a meningite por exemplo. Mas também a exposição a sons em altos decibéis pode ser a causa de uma deficiência auditiva.

Tudo isso significa que qualquer ser humano pode adquirir uma surdez, em qualquer estágio da vida. E sim, é possível prevenir e evitar, tomando-se os devidos cuidados.

Por outro lado, existe a surdez herdada pelos genes dos progenitores, sobre os quais não é possível ter qualquer controle.

Vamos entender um pouco mais? Leia o texto até o final.

Em quais casos é possível prevenir a surdez?

Quando falamos de surdez adquirida é preciso analisar cada caso. Porque a surdez também pode ser a consequência natural do envelhecimento do ser humano. Embora isso não seja regra geral, já que existem pessoas que morrem em idade bem avançada sem jamais perder a audição.

O certo é que em todos os casos é necessário o acompanhamento médico, a realização de exames audiométricos para averiguar a acuidade, ou seja, a capacidade auditiva e a prescrição de métodos de controle, que podem variar de uma simples limpeza no canal auditivo, até o uso de aparelhos de amplificação sonora ou implante coclear, conforme a preferência do paciente e/ou de seus familiares.

O que não podemos falar por enquanto é da cura da surdez. Embora já tenham estudos em desenvolvimento, com base no uso de células tronco.

Em quais casos não podemos prevenir a surdez?

Alguns bebês podem nascer surdos. Daí será necessário pesquisar o motivo, mesmo que os pais desconheçam outros casos de surdez na família.

Às vezes a mãe teve alguma doença como rubéola ou toxoplasmose durante a gestação. Entretendo a surdez pode ser resultado de um problema sensorial genético.

A combinação de genes entre os dois pais é algo completamente impossível de ser detectado e, portanto, prevenido ou evitado.

Como lidar com uma surdez irreversível?

Talvez o mais importante seja entender o que provocou a surdez e o grau da perda auditiva, se é leve, moderado ou profundo. E a partir do diagnóstico, saber os procedimentos a seguir

Existem algumas alternativas. Se for uma simples questão de limpeza, é fácil reverter. Mas o impacto inicial é sempre um pouco assustador, já que o quadro costuma ser irreversível.

Não deixa de ser algo novo e inesperado. Mas não chega a ser uma grande tragédia. Afinal, nenhuma surdez é capaz de levar o sujeito ao óbito. O que é realmente necessário é saber lidar com a situação.

Obviamente é preciso um acolhimento adequado. Um acompanhamento multidisciplinar também é bem-vindo. Isso às vezes envolve a presença de um otorrino, de um fonoaudiólogo e de um psicólogo. E no caso de uma criança em idade escolar, a presença de um psicopedagogo. E, para os surdos não oralizados ou mesmo oralizados que sabem Libras, um intérprete desta língua. 

Como superar o preconceito contra pessoas surdas?

Durante muito tempo os cidadãos surdos eram percebidos como incapazes. Por isso o preconceito se disseminou na sociedade. Mas agora os surdos já reverteram a situação e têm mostrado para a sociedade o tanto que são capazes.

De fato, não é fácil viver num mundo de ouvintes, mas algumas adaptações tonarão a convivência possível. E a pessoa surda encontrará um jeito de ser no mundo. De forma positiva aprenderá a lidar com a surdez, com as barreiras impostas em função da limitação da audição. E será produtiva e feliz.

O que é necessário? Superarmos o preconceito, a chamada barreira atitudinal.  Apenas isto para que a sociedade acolha o sujeito surdo de forma digna, removendo a barreira de comunicação. Se isso não acontecer a sociedade é que será deficiente, por não saber lidar com a surdez. Se você desejar saber mais sobre o acolhimento à pessoa surda, a SignumWeb estará disponível para auxiliar. Entre em contato. Será um prazer ajudar na inclusão social dos surdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário