Como posso me comunicar com um surdo.

4 minutos para ler

Se a pergunta: Como posso me comunicar com um surdo anda rondando a sua cabeça, é sinal de que está acontecendo uma mudança de paradigma interessante. Isso porque há bem pouco tempo o surdo era quase invisível na nossa sociedade. Afinal, trata-se de uma deficiência que não causa tanta comoção.  Como uma grave deficiência física ou uma cegueira, por exemplo.

Avançamos muito na inclusão social desses nossos concidadãos, quando passamos a entender que a comunicação com eles é viável. Tais interações sociais tornam possíveis a superação das barreiras que separam os surdos dos ouvintes. O mundo silencioso pode afinal acessar o mundo dos sons.

Leia o texto e entenda como isso é possível.

Como acontece a comunicação com surdos.

Primeiro é preciso compreender que não existe um único padrão. Não existe uma forma universal de comunicação com surdos. Afinal, são várias as situações que definem o fenômeno da surdez. Eles podem ser oralizados, podem ter um bom domínio do português. Ou podem ser usuários de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Nesse caso precisam da intermediação de profissionais intérpretes de Libras.

Para cada caso, uma forma diferente de se comunicar. Todas elas trarão ganhos significativos para todos os envolvidos.

Com boa vontade, com a superação da primeira e mais danosa de todas as barreiras, que chamamos de barreira atitudinal, promoveremos a inclusão social dos surdos.

Como posso me comunicar com um surdo oralizado.

Os surdos oralizados normalmente são aqueles que adquiriram a surdez tardiamente, quando já usavam fluentemente o português. Porém essa não é uma regra geral.

Pode ser alguém que nasceu surdo ou adquiriu a surdez nos primeiros anos de vida, mas apresenta resíduo auditivo bem aproveitado por estimulação fonoaudiológica. Pode ser um usuário de aparelho de amplificação sonora e ter recebido estimulação precoce que gerou bons resultados.

Nesse caso, eles precisam que deem acesso aos lábios falando de frente, num ritmo, volume ou tom de voz normal. Quando você se vira, ou usa barreira física como bigode farto ou até mesmo a máscara de proteção contra a Covid, a comunicação ficará interrompida.

Da mesma forma, não dá para interagir com um grupo que fala junto, todos ao mesmo tempo. O surdo oralizado precisa ler os lábios de quem fala em cada momento.

Pode ser bem cansativo manter-se concentrado o tempo inteiro nos lábios do interlocutor. Além disso, em alguns momentos ele pode sentir necessidade de pedir que repita algo que foi dito. Seja compreensivo e paciente.

Surdos que têm bom domínio do português

Alguns surdos podem apresentar um bom domínio do português. Nesse caso é possível interagir através do texto escrito. Esses também podem ter adquirido a surdez tardiamente e têm o português como língua materna. Já haviam internalizado as regras gramaticais, a lógica da nossa língua majoritária.

Ou são deficientes auditivos que apresentam perda leve a moderada e têm ganho significativo com a amplificação sonora. Fazem uso de aparelhos auditivos retroauriculares ou mesmo o implante coclear. São capazes de discriminar os sons que recebem através dessa tecnologia.

Enfim foram tão bem estimulados que conseguiram dominar essa nossa língua tão complexa. Entretanto sempre é bom lembrar o inconveniente de se fazer uma longa interação, baseado apenas no texto escrito.

Surdos usuários de Libras

Por fim, não podemos esquecer que existem os surdos que têm na Libras a sua língua materna. A maioria deles têm grande dificuldade com o português.

É preciso lembrar que Libras é uma língua visiospacial e apresenta uma estrutura muito diferente da língua portuguesa. Não é mímica ou um conjunto de sinais aleatórios.  É uma língua completa, com toda estrutura presente em  qualquer outra língua. Ela não é limitada e comunica absolutamente tudo.

Entretanto, para um surdo usuário de Libras, o português é bem difícil. Nesse caso, é quase como se o surdo fosse um estrangeiro. Vivencia a mesma situação de um americano que tenta aprender tardiamente a nossa língua.

Entendido todas essas questões, deixaremos de lado o preconceito e entenderemos que só depende de nós.

Sendo assim, com a comunicação estabelecida, o surdo poderá estudar, trabalhar ou fazer qualquer outra coisa que desejar.

Se quiser saber mais sobre como se comunicar com surdos, entre em contato. A SignumWeb pode ajudar.

Posts relacionados

Deixe um comentário