Futebol acessível aos surdos é o tema de hoje do nosso blog. Aproveitando que estamos comemorando o Dia Nacional do Futebol, esse esporte que é uma paixão nacional!
Esta data, comemorada em 18 de julho, é um bom momento para trazer uma discussão sobre acessibilidade para as pessoas que não escutam, mas se emocionam vendo uma partida de futebol. Afinal, eles também são amantes desse esporte.
Mas alguns poderiam perguntar o porquê de se falar desse assunto, já que o surdo enxerga a partida de futebol. A resposta é simples: muito do que acontece durante um jogo é passado pelo narrador. Da mesma forma que o ouvinte, o surdo teria imenso ganho de acessar uma narração que vem carregada de emoção, a cada novo lance.
Se experimentarmos ver um jogo com o som desligado, rapidamente entenderemos do que estou falando. Assim sendo, a proposta aqui é que toda a emoção que vivenciamos como ouvinte de uma partida de futebol, seja captada pelos surdos, com a disponibilização da tradução da narração em Libras.
Continue a leitura e entenda melhor sobre esse assunto.
Por que precisamos falar de futebol acessível aos surdos?
Os surdos têm em libras a sua língua materna, cuja estrutura em muito difere do português. É através do canal auditivo que essa língua chega ao nosso cérebro, para ser decodificada. Com essa via vetada, os surdos se veem excluídos do prazer de assistir a uma partida de futebol, com as mesmas emoções do torcedor ouvinte. Entretanto, se a narração for traduzida para a língua de sinais, abarreira deixará de existir.
Como é um grande passatempo, uma grande paixão da maioria da nossa população, os surdos também desejam ser incluídos. Eles reivindicam uma maneira de acessar um sistema que lhes permita a legendagem em Libras. Ou seja, que lhes sejam disponibilizadas as famosas janelas de Libras.
Como podemos tornar o futebol acessível aos surdos?
É bom lembrar que, além de assistir, os surdos também gostam de jogar. A modalidade desse esporte para deficientes auditivos se assemelha ao jogo convencional. A única diferença está na forma de sinalizar. Os juízes não utilizam somente apito, mas também as bandeiras para sinalizar as jogadas.
Por incrível que pareça, os jogos de futebol para surdos não figuram nas paralimpíadas. Entretanto essa modalidade de competição já existe.
O futebol para surdos é disputado nas Surdolimpíadas. Essa competição mundial aconteceu recentemente no Brasil, em Caxias do Sul – Rio Grande do Sul, de 1º a 15 de maio de 2022. Foram duas semanas de competições. Mas Infelizmente não recebeu apoio do governo ou visibilidade por parte da mídia.
Para poder se inscrever e competir na surdolimpíadas A exigência é que o atleta tenha perda auditiva de pelo menos 55 decibéis. Esse é o motivo óbvio pelo qual os esportes precisam ser acessíveis na língua Brasileira de sinais.
Vamos abrir espaço para que esses torcedores assistam aos jogos com acessibilidade?
Acessibilidade para os surdos nos esportes parece ser um projeto difícil de ser implementado, mas não é. Com o advento da tecnologia isso pode ser resolvido de forma simples.
Sempre alertamos que existem tecnologias inovadoras que tornam possíveis a promoção da acessibilidade nos espaços culturais, ou em qualquer outro espaço social. Aliás, o Estatuto da Pessoa com Deficiência já orienta que seja assim.
A SignumWeb está disponível para ajudar a pensar soluções para inclusão dos surdos no futebol ou em qualquer outra modalidade de esporte. Possuímos estúdios profissionais e intérpretes de Libras habilitados para solucionar essa demanda,
Também já temos experiência para traduzir a narração de partidas de futebol em libras, Portanto, conte conosco.
Vamos juntos tornar o futebol acessível aos surdos?